EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE: A DIMENSÃO EDUCATIVA DA PRÁTICA DAS ASSISTENTES SOCIAIS NA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL – CE

Autores

  • Roberta Menezes Sousa
  • Rita de Cássia Costa Marques

Resumo

O presente estudo teve como objetivo central compreender a relação entre Serviço Social e Educação Popular na prática educativa das assistentes sociais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Sobral – CE. Para desenvolver o trabalho, realizou-se uma pesquisa do tipo descritivo-explicativa, de caráter qualitativo, com a utilização de técnicas de observação, com registro em diário de campo e de entrevista aberta para analisar a prática do assistente social em sua dimensão educativa, destacando aspectos referentes à concepção de saúde, demandas profissionais, aos elementos para uma atuação competente e crítica e aos princípios e valores que orientam o exercício profissional. A pretensão do trabalho foi contribuir para uma leitura crítica e propositiva, bem como provocar reflexões e mudanças nas práticas em saúde, numa perspectiva solidária e democrática para, dessa forma, buscar melhorias na saúde e qualidade de vida dos grupos populares com os quais se trabalha.

Referências

Vasconcelos EM. Redefinindo as práticas de saúde a partir da educação popular nos serviços de saúde. In: Vasconcelos EM. A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec; 2001

Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface – Comunicação, Saúde, Educ, set. 2004/fev.2005 9(16):39-52,

Damasceno MN. Artesania do saber: tecendo os fios da Educação Popular. Fortaleza: Editora UFC; 2005.

Iamamoto MV. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez; 2003

Moreira H, Caleffe LG. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina; 2008

Nascimento DM. Metodologia do trabalho científico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense;2002

Nogueira VMR, Mioto RCT. Desafios atuais do Sistema único de Saúde – SUS e as exigências para os Assistentes Sociais. Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional [internet] 2006 [acesso em: 22 out. 2009] Disponível em: www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-4.pdf.

Iamamoto MV. Serviço Social em tempo de capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2.ed. São Paulo: Cortez,;2008

Bravo MIS, Matos MC. Projeto Ético-político do Serviço Social e sua relação com a reforma sanitária: elementos para o debate. Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional [internet] 2006 [acesso em: 19 ago. 2009] Disponível em: www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-3.pdf.

Freire P. Extensão ou Comunicação. São Paulo, Paz e Terra; 2006.

Freire P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005

Downloads

Publicado

01.02.2013

Como Citar

Menezes Sousa, R., & Costa Marques, R. de C. (2013). EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE: A DIMENSÃO EDUCATIVA DA PRÁTICA DAS ASSISTENTES SOCIAIS NA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL – CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 10(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/139