Políticas Editoriais

Foco e Escopo

SANARE (tornar sã, em latim) é uma revista que tem por finalidade divulgar toda e qualquer experiência, prática e teórica, em políticas públicas na área de Saúde Coletiva, como forma de contribuir com o processo de elaboração e sistematização voltado para a construção de novos paradigmas sobre a gestão governamental. A Revista, de periodicidade semestral, publica artigos que contribuem com saberes e práticas na área da saúde coletiva passando pelo debate da construção da interdisciplinaridade nessa seara. A submissão dos artigos far-se-á pela plataforma online: http://sanare.emnuvens.com.br

 

CATEGORIAS DE ARTIGOS

A SANARE – Revista de Políticas Públicas publica artigos temáticos, originais, relatos de experiências, revisões sistemáticas e integrativas.

A apresentação dos manuscritos deve obedecer às regras de formatação definidas nessas Diretrizes para Autores, diferenciando-se apenas pelo número permitido de palavras em cada uma das categorias.

  • Artigo Original: de caráter original, podendo ser revisão crítica, meta-análise ou resultado de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre o assunto, avaliação de programas e análises de custo-efetividade. Cada artigo deve conter objetivos e/ou hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões. Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde coletiva. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar os leitores quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido (entre 4.000 a 5.000 palavras – exceto folha de rosto, resumos e seção referência);
  • Relatos de Experiência: São relatos curtos de achados que apresentam interesse para a saúde coletiva de caráter intervencionista, mas que não comportam uma análise mais abrangente e uma discussão de maior aprofundamento (entre 3.000 a 4.000 palavras – exceto folha de rosto, resumo e seção referência).
  • Revisão Sistemática ou Integrativa: compreende a análise da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados e as conclusões (entre 4.000 a 5.000 palavras – exceto folha de rosto, resumo e seção referência).

Do ineditismo do material

O conteúdo dos artigos enviados para publicação não pode ter sido publicado anteriormente ou encaminhado simultaneamente a outro periódico. A identificação de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.

Da autoria

O número máximo de autores do manuscrito está limitado a seis.

As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados; redação do artigo ou a sua revisão crítica; e aprovação da versão a ser publicada.

No final do texto devem ser especificadas as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo.

Importante!

Após a aprovação do Artigo e recebimento de Carta de Aprovação, os autores devem atender os seguintes passos:

  • Confirmar a intenção de publicação dentro de 72 horas e, na sequência, cumprir os requisitos do processo de edição de texto, enviando o manuscrito para o Editor de Texto oficial da Revista.

A Revista não cobra taxas de submissão e publicação. Contudo, o processo de revisão da língua portuguesa e tradução dos títulos e resumos para o inglês e espanhol serão financiados pelos autores.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Não incluídos no conteúdo focal da revista, mas voltados para pesquisas, análises e avaliações de tendências teórico‐metodológicas e conceituais da área ou das subáreas. Incluem estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade e estudos bibliográficos. Cada artigo deve conter objetivos e/ou hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões. Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde coletiva. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar os leitores quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido - Sua extensão limita- se a 15 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão. Sua extensão limita- se a 10 – 12 páginas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão Sistemática ou Integrativa

Compreende avaliação da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados e as conclusões. Sua extensão limita- se a 10 – 12 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Temáticos

De  caráter  original,  podendo  ser  revisão  crítica,  meta-análise  ou  resultado de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre o assunto em pauta no número temático (4.000 palavras – exceto folha de rosto, resumo e seção referência)

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nota Prévia

Trata-se de resumos de divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas em processos de formação strictu sensu (mestrado e doutorado) que tenham coerência com o escopo da Revista Sanare.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

artigos com análise crítica sobre um tema específico de relevante interesse para a conjuntura das políticas de saúde no Brasil. Sua extensão limita- se a 7 - 10  páginas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDIÇÃO COMPLETA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Suplemento

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista conta com grupo de especialista de notório saber na área temáticas da Ciências da Saúde, em especial, a Saúde Coletiva, com ênfase no Saúde da Família. Os originais serão sumetidos à aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avalação sem a identificação de autoria.

Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de 2 pareceristas, podendo ser membros "ad hoc" ou membros do Conselho Editorial

 

Periodicidade

Periodicidade Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibiliza gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexações