EMPREGO DO QUESTIONÁRIO CAGE PARA DETECÇÃO DE MULHERES ALCOOLISTAS NO JORDÃO DISTRITO DE SOBRAL-CE

Autores

  • Margarida Maria do Nascimento
  • Maristela Inês Osawa Chagas
  • José Ronaldo Vasconcelos da Graça

Resumo

alcoolismo é uma doença que pode ter cura, desta forma quando os indivíduos não estão vivenciando os sintomas da dependência são considerados portadores de uma predisposição ao alcoolismo (Andrade, Apud Lima, 1999). Este trabalho objetivou investigar a prevalência de mulheres alcoolistas no distrito de Jordão Sobral-Ce. Constitui um estudo de natureza exploratório-descritiva com abordagem quantitativa, personalizado em procedimento comparativo. Para detecção de alcoolismo na amostra selecionada, aplicamos o questionário CAGE (Cut Down, Annoyed by criticism, Guilty e Eye-opener). Masur e Monteiro (1983) encontraram uma sensibilidade de 88% e uma especificidade 83% na detecção de alcoolistas, quando duas ou mais, das quatro perguntas formuladas, forem afirmativas. Pesquisamos 560 mulheres entre 19-59 anos. Um total de 291 não fazia uso de bebidas alcoólicas e 130 já usaram ou usam esta droga. As 139 restantes excluídas por preenchimento incorreto das respostas, ausência do domicílio no dia da pesquisa e retirada do consentimento. Os resultados apontam um alto índice de mulheres alcoolistas nessa localidade.

Referências

CHAIB, L.J. Catelarin, B.J. Alcoholism and disruption of alcohol. Raven Press. New York. 1998.

LARANJEIRA, Ronaldo & Lana Pinski, O alcoolismo - Mitos e Verdades. São Paulo: Contexto, 1997.

LIMA, Maria Sônia Pereira. Alcoolismo e Família: Rebatimentos do Alcoolismo na Esfera Familiar. Monografia de Bacharel em Serviço Social. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Fortaleza. 1999.

MASUR, Jandira. A questão do alcoolismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

NASCIMENTO, Eurípedes Costa & José Estersa Justo. Vidas errantes e alcoolismo, uma questão social. Pscologia: Reflexão e Crítica, 13(3)pp. 529-38. 2000.

PAZ FILHO et all 2001. Alcohol and drug adiction. Alcoholl. 2 (13). 123-30.

VAILLANT, G. E. (1999). A história natural do alcoolismo revisitada. (B.S.C.S da Cunha & J.A.L. dos Santos, trads.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1995).

VESPUCCI, Emanuel Ferraz & Ricardo Vespucci. O revólver que sempre dispara. Ed. Casa Amarela LTDA. São Paulo. 1999.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Como Citar

Nascimento, M. M. do, Chagas, M. I. O., & Graça, J. R. V. da. (2013). EMPREGO DO QUESTIONÁRIO CAGE PARA DETECÇÃO DE MULHERES ALCOOLISTAS NO JORDÃO DISTRITO DE SOBRAL-CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 3(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/102

Edição

Seção

Artigos Temáticos