COM A PALAVRA OS ADOLESCENTES: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE JOVENS SOBRE AS DROGAS

Maria Cândido Loiola, Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

Resumo


Desenvolvemos um esudo com objetivo de analisar o conhecimento de um grupo de adolescentes sobre o uso de drogas, bem como identificar o conceito de drogas para estes adolescentes, drogas cohecidas por eles e principais males causadas pelas drogas. O estudo é de natureza exploratório-descritiva e abordagem qualitativa, sendo constituído por 25 adolescentes matriculados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Cesário Barreto Lima localizada no distrito de Taperuaba-CE, realizado no mês de outubro de 2001. Os dados foram coletados através de um questionário, contendo questões referentes a identificação dos adolescentes do estudo estão na faixa etária entre 13 e19 anos, sendo 12 do sexo masculino e os demais feminino, nenhum deles tem vida conjugal e, alguns, além de estudarem, realizam atividade remunerada. Constatamos que os adolescentes têm uma noção geral do conceito de drogas e relacionam o uso abusivo durante a fase da adolescência, pelas várias características e situações que norteiam o adolescente, como, por exemplo, sua relação familiar e social. O grupo estudado cita as principais, dentre elas maconha, cocaína crack, álcool, o fumo, as medicações, entre outras. Notamos que os sujeitos do estudo estão conscientes dos malefícios causados pelas drogas, entre eles, a morte, mito mencionado por eles.

Texto completo:

PDF

Referências


BOLSANELO, Aurélio; BOLSANELO, Maria A. Conselhos: Análise do comportamento humano em psicologia. Editora Educacional Brasileira S. A. Curitiba, 1980.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DST e AIDS. Adolescência e Drogas: Uma metodologia de trabalho em DST/ AIDS. São Paulo, 1999.

CURY, A. I. Drogas. São Paulo, Seqüência Editorial, 1980. No.1.

DIEGUEZ, Consuelo. Receita para fugir do abismo. Veja. N. 2. Janeiro, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

MARQUES, A. C. P. R.; CRUZ, S. M. O adolescente e o uso de drogas. Unidade de dependência de drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. Rio de Janeiro: HUCITEC, 2000.

RODRIGUES, M. S. P.; LEOPARDI, M. T. O Método de Análise de Conteúdo. Fortaleza: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, 1999.

SÁ, Celso Pereira. Núcleo Central de Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 32.

VIZZOLTO, M. S. Drogas: A droga, a escola e a prevenção. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com