COM A PALAVRA OS ADOLESCENTES: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE JOVENS SOBRE AS DROGAS

Autores

  • Maria Cândido Loiola
  • Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

Resumo

Desenvolvemos um esudo com objetivo de analisar o conhecimento de um grupo de adolescentes sobre o uso de drogas, bem como identificar o conceito de drogas para estes adolescentes, drogas cohecidas por eles e principais males causadas pelas drogas. O estudo é de natureza exploratório-descritiva e abordagem qualitativa, sendo constituído por 25 adolescentes matriculados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Cesário Barreto Lima localizada no distrito de Taperuaba-CE, realizado no mês de outubro de 2001. Os dados foram coletados através de um questionário, contendo questões referentes a identificação dos adolescentes do estudo estão na faixa etária entre 13 e19 anos, sendo 12 do sexo masculino e os demais feminino, nenhum deles tem vida conjugal e, alguns, além de estudarem, realizam atividade remunerada. Constatamos que os adolescentes têm uma noção geral do conceito de drogas e relacionam o uso abusivo durante a fase da adolescência, pelas várias características e situações que norteiam o adolescente, como, por exemplo, sua relação familiar e social. O grupo estudado cita as principais, dentre elas maconha, cocaína crack, álcool, o fumo, as medicações, entre outras. Notamos que os sujeitos do estudo estão conscientes dos malefícios causados pelas drogas, entre eles, a morte, mito mencionado por eles.

Referências

BOLSANELO, Aurélio; BOLSANELO, Maria A. Conselhos: Análise do comportamento humano em psicologia. Editora Educacional Brasileira S. A. Curitiba, 1980.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DST e AIDS. Adolescência e Drogas: Uma metodologia de trabalho em DST/ AIDS. São Paulo, 1999.

CURY, A. I. Drogas. São Paulo, Seqüência Editorial, 1980. No.1.

DIEGUEZ, Consuelo. Receita para fugir do abismo. Veja. N. 2. Janeiro, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

MARQUES, A. C. P. R.; CRUZ, S. M. O adolescente e o uso de drogas. Unidade de dependência de drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. Rio de Janeiro: HUCITEC, 2000.

RODRIGUES, M. S. P.; LEOPARDI, M. T. O Método de Análise de Conteúdo. Fortaleza: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, 1999.

SÁ, Celso Pereira. Núcleo Central de Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 32.

VIZZOLTO, M. S. Drogas: A droga, a escola e a prevenção. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Como Citar

Loiola, M. C., Barreto, I. C. de H. C., & Freitas, C. A. S. L. (2013). COM A PALAVRA OS ADOLESCENTES: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE JOVENS SOBRE AS DROGAS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 3(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/103

Edição

Seção

Artigos Temáticos