PROMOÇÃO DE SAÚDE COM ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luiz Felipe Fernandes Gonçalves
  • Débora Suzane de Araújo Faria
  • Elias dos Santos Batista
  • Sandra Régia Ferreira
  • Sandra Maria de Assis

Resumo

A adolescência é um período caracterizado por mudanças fisiológicas e modificações comportamentais. Esses aspectos motivaram a realização de um trabalho em educação e saúde voltado a adolescentes, partindo do princípio de que a escola é o lugar ideal para o desenvolvimento de atitudes e valores que objetivam a promoção de saúde e de qualidade de vida. Assim, este artigo constitui um relato de experiência, com abordagem qualitativa e descritiva, fundamentado nas atividades realizadas no projeto de extensão “Palavras, cores e valores: (re)significando vidas invisíveis”. O público-alvo foi composto por adolescentes, com idades variando dos 11 aos 16 anos, do sexo feminino, estudantes de escolas públicas em Caicó-RN. O projeto esteve ativo entre maio e dezembro de 2015. A cada 15 dias, as alunas se deslocavam até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), para participar em ações educacionais relacionadas à saúde. As experiências foram pautadas em palestras e oficinas lúdicas, envolvendo as temáticas saúde da mulher, educação, nutrição, esporte, qualidade de vida e cultura, abordadas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Conclui-se que este trabalho desempenhou a função social de proporcionar uma oportunidade de promoção de saúde, principalmente para um público que vive em situação de vulnerabilidade social, devido ao descaso das políticas públicas.

Referências

Organização Mundial da Saúde. Saúde reprodutiva de adolescentes: uma estratégia para ação. Genebra: OMS; 1989.

Brasil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências [document on the internet]. Diário Oficial da União, Brasília (1990 Jul 16) [cited 2016 Oct 15]; Sec 1:51. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

Davim RMB, Germano RM, Menezes RMV, Carlos DJD. Adolescente/adolescência: revisão teórica sobre uma fase crítica da vida. Rev RENE [serial on the internet]. 2009 [cited 2016 Oct 15];10(2):131-40. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027966015

Rangel RF, Costenaro RGS, Roso CC. Adolescentes: seus anseios, amores e temores no contexto familiar e social. Rev Pesqui Cuid Fundam (Online) [serial on the internet]. 2012 [cited 2016 Oct 15];4(1):2686-94. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1654/pdf_481

Araújo LN, Cavalcante DM, Barroso MFG, Nogueira LF, Sousa APB, Marques KM. Viver saúde: promoção da qualidade de vida de adolescentes vulneráveis em um projeto social. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2015 [cited 2016 Oct 15];14(1):93-6. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/615/332

Vasconcelos ACM, Oliveira KMC, Rocha NNV, Cavalcante JHV. O protagonismo dos adolescentes na escola: tecendo a rede psicossocial álcool, crack e outras drogas. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2015 [cited 2016 Oct 15];14(2):117-22. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/835/506

Peden M, Scurfield R, Sleet D, Mohan D, Hyder AA, Jarawan E, et al. World report on child injury prevention. Geneva: World Health Organization; 2008.

Oliveira KNS, Oliveira KNS, Bezerra MAR, Rocha RC, Santos LR, Saraiva, PVS. Educação sexual na adolescência e juventude: abordando as implicações da sexualidade no contexto escolar. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2013 [cited 2016 Oct 15];12(2):7-13. Available from: file:///D:/376-751-1-SM.pdf

Ministério da Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar. Rev Saúde Pública [serial on the internet]. 2002 [cited 2016 Oct 15];36(2):533-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v36n4/11775.pdf

Freire P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Ed. Unesp; 2001.

Santos KT, Garbin AJI, Garbin CAS. Saúde bucal nas escolas: relato de experiência. Revista Ciência em Extensão [serial on the internet]. 2012 [cited 2016 Oct 15];8(1):161-9. Available from: file:///D:/493-3749-2-PB.pdf

Becker D. O que é adolescência. São Paulo: Brasiliense; 2003.

Piaget J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2002.

Sanicola L. As dinâmicas de rede e o trabalho social. 2. ed. São Paulo: Veras; 2008.

Martins AS, Horta NC, Castro MCG. Promoção da saúde do adolescente em ambiente escolar. Rev APS [serial on the internet]. 2013 [cited 2016 Oct 15];16(1):112-6. Available from: file:///D:/892-11437-1-PB.pdf

Figueiredo ICR, Jaime PC, Monteiro, CA. Fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras em adultos da cidade de São Paulo. Rev Saúde Pública [serial on the internet]. 2008 [cited 2016 Oct 15];42(5):777-85. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v42n5/6775.pdf

Brasil. Saúde do adolescente: competências e habilidades [document on the internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008 [cited 2016 Oct 15]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_adolescente_competencias_habilidades.pdf

Machado FH. O lúdico como um diferencial no despertar da criatividade. In: Schwartz GM. Dinâmica lúdica: novos olhares. São Paulo: Manole; 2004. p. 171-188.

Kishimoto TM. O jogo e a educação infantil. In: Kishimoto TM, organizer. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8. ed. São Paulo: Cortez; 2005. p. 105-128.

Silva RL. Lazer e gênero: suas relações com o lúdico. In: Schwartz GM. Dinâmica lúdica: novos olhares. São Paulo: Manole; 2004. p. 111-128.

Downloads

Publicado

25.01.2017

Como Citar

Fernandes Gonçalves, L. F., de Araújo Faria, D. S., dos Santos Batista, E., Régia Ferreira, S., & Maria de Assis, S. (2017). PROMOÇÃO DE SAÚDE COM ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 15(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1051