A BIOÉTICA E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Geison Vasconcelos Lira

Resumo


Sistema Único de Saúde, conquista do povo brasileiro garantida pela Constituinte de 1988, após anos de luta de inúmeros cidadãos, tem como princípios norteadores a Universalidade, a Eqüidade, a Acessibilidade e a Participação Social. Podemos afirmar que todos estes princípios estão de acordo com os da Bioética, ou melhor, se cumpridos, estarão possibilitando a efetivação dos mais importantes preceitos da Bioética. Também discutiremos no trabalho como a Estratégia de Saúde da Família pode vir e/ ou vem efetuando, na prática, princípios da bioética.


Texto completo:

PDF

Referências


BERLINGUER, GIOVANNI. Ética da saúde. Editora Hucitec. São Paulo,1996. 136p.

VICTORA, CESAR & BARROS, FERNANDO. Epidemiologia da Desigualdade. São Paulo, HUCITEC, 1988. 187p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Rede Interagencial de Informações para a Saúde. Indicadores e Dados Básicos para a Saúde, 2001.

MACHADO, MARIA HELENA. Perfil dos médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. 146p.

FRANKLIN, A & SOUSA, M.F. Construção Cotidiana, Saúde da Família na prática: os princípios na visão de quem faz. Revista Brasileira de Saúde da Família. Ano II, no. 4, janeiro de 2002. Brasília: Ministério da Saúde.

BARRÊTO, I.C.H.C.; OLIVEIRA, E.; ANDRADE, L.O.M.A . Residência em Saúde da Família de Sobral: um ano formando profissionais em larga escala. SANARE: Revista Sobralense de Políticas Públicas, v. 2, no. 3, out/dez, 2000


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia - EFSFVS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com