REDE CEGONHA: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores

  • Susan Karolliny Silva Fontenele Coutinho
  • Barbara Visciglia Minghini
  • Geovania Vieira de Brito
  • Kamila Santos da Silva
  • Rebeca Barbosa da Rocha
  • Jeferson Santos Miranda
  • Alessandra Tanuri Magalhães

Resumo

Este artigo relata uma experiência na estratégia Rede Cegonha, no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a
Saúde (PET-Saúde), realizada com grupo composto por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e alunos e preceptores do
PET-Saúde. Trata-se de relato de experiência baseado em encontros mensais voltados à educação permanente em saúde. As
atividades foram registradas por meio de diário de campo e gravação. Os resultados apontam que a educação permanente em
saúde propicia o reconhecimento de uma nova relação com os profissionais da saúde, pautada em parceria, empoderamento dos
ACS, respeito mútuo, interesse pelas atividades promovidas pela equipe, resgate da autoestima, melhoria da qualidade do serviço,
estímulo ao autocuidado e corresponsabilização. Constatou-se que a educação permanente em saúde é uma poderosa estratégia
de transformação de saberes e práticas. O grupo incentivou reflexão crítica, propositiva, compromissada e técnica alinhada aos
preceitos da Atenção Primária em Saúde (APS) que pautam a Rede Cegonha.

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Publicado

15.09.2017

Como Citar

Fontenele Coutinho, S. K. S., Visciglia Minghini, B., Vieira de Brito, G., Santos da Silva, K., Barbosa da Rocha, R., Santos Miranda, J., & Tanuri Magalhães, A. (2017). REDE CEGONHA: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 16(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1097