EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SEXUALIDADE: EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Autores

  • Carla Patrícia Vieira de Miranda
  • Raquel Martins Mororó
  • Suyanne Maria Brito de Souza Rocha
  • Tiara Bruna Teixeira Teodósio
  • Maria Adelane Monteiro da Silva
  • Rebeca Sales Viana

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v16i2.1184

Resumo

Este artigo relata a experiência de acadêmicas de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no
desenvolvimento de ações de educação em saúde sobre sexualidade com adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho
Infantil (Peti) de Sobral (CE). Tais momentos foram conduzidos empregando as técnicas de observação participante, grupo focal
e sociodrama. Para tanto, foram utilizados como recursos: diário de campo, dinâmicas de grupo, jogos didáticos e atividades
lúdicas. Os adolescentes participaram dos encontros discutindo a temática e procurando esclarecer suas dúvidas.

Referências

Oliveira CD, Favere L. Conhecimento da sexualidade

em um grupo de adolescentes. Boletim de Enfermagem.

;2(3):1-17.

Sousa LT, Benicio AL, Santana MDR. Percepção de

enfermeiros da Estratégia Saúde da Família em relação ao

pré-natal com adolescentes. Sanare (Sobral, Online) [serial

on the internet]. 2017 [cited 2017 Dec 12];16(1):39-44.

Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/

article/view/1092/603

Martins JJ, Albuquerque GL, Nascimento ERP, Barra DCC,

Souza WGA, Pacheco WNS. Necessidades de educação em

saúde dos cuidadores de pessoas idosas no domicílio. Texto

& Contexto Enferm [serial on the internet]. 2007 [cited

Dec 12];16(2):254-62. Available from: Available from:

http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n2/a07v16n2.pdf

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social [document

on the internet]. 2004 [cited 2013 Nov 22]. Available from:

www.mds.gov.br

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa

qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo: Hucitec; 1996.

Queiroz DT, Vall J, Vieira NFC. Observação participante

na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da

saúde. Rev Enferm UERJ [serial on the internet]. 2007 [cited

Dec 12];15(2):276-83. Available from: http://www.

facenf.uerj.br/v15n2/v15n2a19.pdf

Backes DS, Colomé JS, Erdmann RH, Lunard VL. Grupo

focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas

qualitativas. Mundo Saúde [serial on the internet]. 2011

[cited 2017 Dec 12];35(4):438-42. Available from: http://

bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_

coleta_analise_dados_pesquisa_qualitativa.pdf

Moreno JL. Psicoterapia de grupo e psicodrama. São

Paulo: Mestre Jou; 1959.

Bourdieu P. A dominação masculina. Rio de Janeiro:

Bertrand Brasil; 1999.

Castro MG, Abramovay M, Silva LB. Juventude e

sexualidade. Brasília (DF): Unesco; 2004.

Crosby RA, Sanders SA, Yarber WL, Graham CA. Condom use

errors and problems: a neglected aspect of studies assessing

condom effectiveness. Am J Prev Med. 2003;24(4):367-70.

Azevedo MPS. Educação sexual ou orientação sexual?

[document on the internet]. 2001 [cited 2013 Nov 19].

Available from: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/

zoletins2001/se2/se2txt1.htm

Medeiros M, Ferriani MGC, Munari DB, Gomes R. A

sexualidade para o adolescente em situação de rua em

Goiânia. Rev Latinoam Enferm [serial on the internet]. 2001

[cited 2017 Dec 12];9(2):35-41. Available from: http://www.

scielo.br/pdf/rlae/v9n2/11512.pdf

Alcântara C. Psiquê e sexualidade [document on the

internet]. 2010 [cited 2013 Nov 19]. Available from: http://

www.psiqueesexualidade.com/2010/01/sobre-aprendizagem.

html

Silva EL, Menezes EM. Metodologia da pesquisa e

elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Universidade

Federal de Santa Catarina; 2005.

Downloads

Publicado

14.03.2018

Como Citar

Vieira de Miranda, C. P., Martins Mororó, R., de Souza Rocha, S. M. B., Teixeira Teodósio, T. B., Monteiro da Silva, M. A., & Sales Viana, R. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SEXUALIDADE: EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 16(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v16i2.1184