ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA: TRÊS ANOS CONSTRUINDO A TENDA INVERTIDA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS

Autores

  • Luiz Odorico Monteiro de Andrade
  • Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto
  • Tomaz Martins Junior
  • Maria Inês de Vasconcelos Amaral
  • Patrícia da Conceição Parreiras

Resumo

A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) foi inaugurada em junho de 2001 refletindo o compromisso e o reconhecimento, por parte da gestão municipal de Sobral, de seu relevante e estratégico papel de sujeito impulsionador do desenvolvimento e da organização efetiva do sistema regional de saúde, segundo os princípios estabe‐ lecidos pelo Sistema Único de Saúde e na perspectiva da construção de um novo modelo de atenção integral à saúde. O grande desafio da escola é empreender um processo de educação permanente para qualificar os profissionais de saúde de Sobral e da região Noroeste do Estado para efetivação deste novo modelo. Com este propósito vem adotando metodologias pedagógicas inovadoras, como o “Método da Tenda Invertida”, desenvolvendo um processo de trabalho interdisciplinar na equipe de saúde da família, e, envolvendo todas as categorias profissionais da atenção básica no processo educativo, incluindo os agentes comuni‐ tários de saúde e outros profissionais de nível médio e elementar. O presente artigo descreve os cursos atualmente ministrados pela Escola e discute os marcos teóricos e metodologias pedagógicas utilizadas.

Referências

BARRÊTO, I; OLIVEIRA, E.N.; ANDRADE, L.O.M & COLS. Residência em Saúde da Família: Desafio na qualificação dos profissionais na atenção primária. In: Sanare – Revista Sobralense de Políticas Públicas, ano I. n. 1, v.1, out/nov/dez, p.18‐26. Sobral, Ceará: Prefeitura Municipal de Sobral, 1999.

BARRÊTO, I; OLIVEIRA, E.N.; ANDRADE, L.O.M & COLS. A Residência em Saúde da Família em Sobral: um ano formando especialistas em larga escala. In: Sanare ‐ Revista Sobralense de Políticas Públicas. ano II, n.3, out/nov/dez, p 18 – 28. Sobral, Ceará: Prefeitura Municipal de Sobral, 2000.

CANDAU, Vera Maria (Org). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SANTOS, Luciola Licinio ‐ Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In.: PASSOS, Ilma Veiga (org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP.: Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Como Citar

Andrade, L. O. M. de, Barreto, I. C. de H. C., Martins Junior, T., Amaral, M. I. de V., & Parreiras, P. da C. (2013). ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA: TRÊS ANOS CONSTRUINDO A TENDA INVERTIDA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 5(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/120