A PRECEPTORIA DE TERRITÓRIO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL/CE (DESAFIOS POLÍTICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE UMA EXPERIÊNCIA)

Ivandro da Costa Sales, Rosani Pagani

Resumo


No texto, os autores se perguntam quem é este novo profissional de quem se espera tanto e a quem, em Sobral/CE, se dá o nome de Preceptor de Território: Qual é mesmo a natureza do seu trabalho? Admitindo que é um profissional que tem uma função fundamentalmente educativa, os autores fazem considerações sobre a educação que se pretende com o trabalho da Preceptoria de Território: suas perspectivas e, sobretudo, os desafios que os Preceptores enfrentarão ao tentar vivenciar uma estratégia de Educação Popular Permanente e uma pedagogia que seja orgâ‐ nica, participativa, prazerosa e que persiga objetivos possíveis.

O texto coloca, sobretudo, os desafios da construção desse profissional, tão central na estratégia de Saúde da Família em Sobral.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Luis Odorico Monteiro; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha; GOYA Neusa e MARTINS, Tomaz Júnior. Organização da Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família no município de Sobral – Ceará – Brasil: principais avanços e desafios na perspectiva de produzir mudanças positivas na saúde. Sobral CE: In Mimeo, 2004. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

CALADO,Alder Júlio. Educação Popular nos Movimentos Sociais Urbanos. In: SCOCUGLIA e MELO NETO: Educação Popular – Outros Caminhos. João Pessoa: Editora Universitária, 1999, p.135‐152.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa Campos. Um método para análise e co‐gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec, 2000.

Sales Ivandro, Educação Popular: uma perspectiva, um modo de atuar. In: SCOCUGLIA e MELO NETO: Educação Popular – Outros Caminhos. João Pessoa: Editora Universitária, 1999, 111‐122.

SOUSA, Antônio Cícero. Prefácio e Posfácio. In: Carlos Rodrigues Brandão (org.). A Questão Política da Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, p. 7 a 10 e 197‐198.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Redefinindo as Práticas de Saúde a partir da Educação Popular nos Serviços de Saúde. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão. A Saúde nas palavras e nos gestos. São Paulo: Hucitec, 2001, p.11‐19.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com