A PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Ana Cecília Silveira Lins Sucupira, Andréa Pereira

Resumo


O artigo enfoca a importância da qualificação dos profissionais que trabalham na atenção básica e o papel da Residência em Saúde da Família como uma forma de Educação Permanente capaz de proporcionar essa qualificação. Ressalta a necessidade de um equilíbrio entre a formação clínica e formação em saúde pública nas propostas curriculares da Residência em Saúde da Família. Discute o papel da preceptoria nessa forma de residência, apontando as possibilidades de atuação dos preceptores. Conclui pela importância da figura do preceptor como meio de viabilizar a construção de um novo olhar para a atenção integral à saúde no PSF.


Texto completo:

PDF

Referências


FEUERWERKER, L.C.M. O papel da residência na formação médica. Jovem Médico – Revista de Medicina Atual, Vol.1, n.1, 2000.

FREIE, P. Pedagogia da Autonomia. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 1997.

BARRÊTO, I; OLIVEIRA, E.N.; ANDRADE, L.O.M & COLS. Residência em Saúde da Família: Desafio na qualificação dos profissionais na atenção primária. In: Sanare – Revista Sobralense de Políticas Públicas, ano I. n. 1, v.1, out/nov/dez, p.18‐26. Sobral, Ceará: Prefeitura Municipal de Sobral, 1999.

BARRÊTO, I; OLIVEIRA, E.N.;ANDRADE, L.O.M & COLS. A Residência em Saúde da Família em Sobral: um ano formando especialistas em larga escala. In: Sanare ‐ Revista Sobralense de Políticas Públicas. ano II, n.3, out/nov/dez, p 18 – 28. Sobral, Ceará: Prefeitura Municipal de Sobral, 2000.

ANDRADE, L. O. M. et. al. Organização da Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família no município de Sobral – Ceará – Brasil: principais avanços e desafios na perspectiva de produzir mudanças positivas na saúde. Sobral/CE: In Mimeo, 2004. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

ANDRADE, L.O.M. et al. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia – Sobral – CE: uma resposta municipal para educação permanente no SUS. 2001. Mimeo.

SOBRAL. Projeto “Educação permanente para a estratégia saúde da família, proposta de ajuste metodológico”. Secretaria do Desenvolvimento Social e da Saúde & Escola de Formação em Saúde da família Visconde de Sabóia. Mimeo. Sobral, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com