AVALIABILIDADE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Maria Socorro de Araújo Dias
  • Lielma Carla Chagas da Silva
  • Maria da Conceição Coelho Brito
  • Alexandro do Vale Silva
  • Rayanne Branco dos Santos Lima
  • Diógenes Farias Gomes
  • Angelo Brito Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v17i1.1220

Resumo

Objetiva-se analisar a avaliabilidade do Programa Saúde na Escola no Ceará, a partir do Modelo Lógico e da Matriz de Análise e Julgamento. Estudo de avaliabilidade, de abordagem qualitativa, realizado de agosto de 2012 a agosto de 2015, mediante análise documental com 32 documentos do Programa e entrevistas semiestruturadas com 13 informantes-chave de 13 municípios de três macrorregiões de saúde do Ceará. Os resultados do Modelo Lógico apresentam que a articulação intersetorial é fragilizada nos 13 municípios, e que apenas as ações de avaliações nutricional e oftalmológica são realizadas mais frequentemente (em 10 e 8 municípios, respectivamente). Outras ações importantes do Programa ocorrem entre 6 e 1 município. São ausentes as ações sobre avaliação psicossocial, promoção da atividade física, e controle do tabagismo e outros fatores de câncer em todos os municípios. Dialogando com o Modelo Lógico, a Matriz de Análise e Julgamento aponta 23,3% de implantação do Programa Saúde na Escola no Ceará, indicativo da incipiência desta.

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Publicado

30.05.2018

Como Citar

de Araújo Dias, M. S., Chagas da Silva, L. C., Coelho Brito, M. da C., do Vale Silva, A., dos Santos Lima, R. B., Farias Gomes, D., & Brito Rodrigues, A. (2018). AVALIABILIDADE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO NORDESTE DO BRASIL. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 17(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v17i1.1220