A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL‐CE

Ondina Canuto, Márcia Teixeira da Silva, Francisca Lopes Souza, Noraney Lima, Regina Farias, Wanessa Bezerra, Janaína Lavor, Osvaldete sousa

Resumo


Como prática profissional de caráter investigativo‐interventivo, o Serviço Social atua junto à Política de Assistência Social como direito de cidadania, na direção da universalização dos direitos sociais, tendo as questões sociais e suas múltiplas determinações como objeto de intervenção. Com o processo de municipalização das políticas sociais públicas, o assistente social passa a assimilar novas funções, crescendo assim suas possibilidades de intervenção e seus desafios na construção de novas práticas e saberes. No campo da Atenção Primária à Saúde, o Saúde da Família como estratégia estruturante do SUS, vem sendo um espaço de grande aprendizado para o assistente social, que atua em equipes de saúde, através do Curso de Residência em Saúde da Família de Sobral, agregando seus conhecimentos teóricos‐metodológicos ao de outros profissionais e contribuindo para a inversão do modelo de atenção à saúde. A prática interdisciplinar e intersetorial, necessária para o enfrentamento dos determinantes sociais do processo saúde‐doença é um desafio que faz desta experiência uma oportunidade de ampliação de seu espaço profissional, fortalecendo o seu projeto político e, especialmente, contribuindo para a conquista dos direitos sociais da população sobralense.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Kilvia Maria Atenção Primária à Saúde, 1a Oficina de Serviço Social e Atenção Primária no Contexto do PSF. Sobral, 06/12/2001.

ANDRADE, Luiz.Odorico M.; JÚNIOR, Tomaz Martins. Saúde da Família: Construindo um Novo Modelo A Experiência de Sobral. Revista sobralense de Políticas Públicas SANARE, Sobral,ANO I, VOL. I outubro/nov/dez de 1999.

GOYA, Neusa. Organização da Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família no município de Sobral – Ceará – Brasil: Principais avanços e desafios na perspectiva de produzir mudanças positivas na saúde. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Sobral‐CE, 2004. (mimeo)

CANUTO, Ondina Maria C. Habitação: É preciso construir pontes. Uma análise das ações públicas municipais na área habitacional – Sobral – 1997‐2000. Dissertação de Mestrado em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral‐CE e Universidade Internacional de Lisboa. Sobral‐CE, 2002.

COFI/CFESS. Reflexões sobre Atribuições Privativas do(a) Assistente Social. Brasília, 2002.

COSTA, Maria Dalva H. da. Os elos invisíveis do processo de trabalho no Sistema Único de Saúde: Um estudo sobre as particularidades do trabalho dos assistentes sociais na área da saúde pública de Natal (RN). Dissertação de Mestrado em Serviço Social da UFPE.

FAM ‐ FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL. Relatório Serviço Social de Apoio ao PSF. Sobral‐CE, 1998/2000.

FAM – FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL. Serviço Social – Plano de Trabalho de Assessoria ao PSF. Sobral‐CE, 1998.

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na Contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético‐políticas. Fortaleza‐CE: Série Debate, n° 6 –CRESS, 1997.

MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. São Paulo: Hucitec, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com