A INSERÇÃO DA EDUCAÇAO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL/CE

Dilma Lucena, Kátia Euclydes de Lima e Borges, Maria Abigail Aguiar, Francisco Alcântara, João Gilberto Madruga, Roselane Lomeo

Resumo


O profissional de Educação Física foi inserido na Estratégia Saúde da Família no município de Sobral‐CE no ano de 2000, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Após avaliarmos o processo da inserção desse profis‐ sional, foi necessário identificar o seu campo de atuação e definir o seu objeto de trabalho na ESF. Baseando‐se no perfil epidemiológico do município (que vinha sendo desenvolvido por este profissional junto à comunidade), nos resultados de uma estimativa rápida dirigida aos profissionais das UBS e nas práticas e saberes históricos produzidos pelo educador físico (objetivado nas resoluções do Conselho Federal de Educação Física ‐ CONFEF), produzimos um documento onde foram definidos os objetivos, as competências e a atuação deste profissional na ESF.

Esta profissão vive momentos de mudanças de paradigmas, tornando‐se cada vez mais necessário evidenciar, identificar e desen‐ volver suas dimensões sociais, culturais e políticas.


Texto completo:

PDF

Referências


CONFEF ‐ Conselho Federal de Educação Física. Resolução no 046/ 2002. Intervenção do profissional de Educação Física. Rio de Janeiro. 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia - EFSFVS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com