A INSERÇÃO DA EDUCAÇAO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL/CE

Autores

  • Dilma Lucena
  • Kátia Euclydes de Lima e Borges
  • Maria Abigail Aguiar
  • Francisco Alcântara
  • João Gilberto Madruga
  • Roselane Lomeo

Resumo

O profissional de Educação Física foi inserido na Estratégia Saúde da Família no município de Sobral‐CE no ano de 2000, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Após avaliarmos o processo da inserção desse profis‐ sional, foi necessário identificar o seu campo de atuação e definir o seu objeto de trabalho na ESF. Baseando‐se no perfil epidemiológico do município (que vinha sendo desenvolvido por este profissional junto à comunidade), nos resultados de uma estimativa rápida dirigida aos profissionais das UBS e nas práticas e saberes históricos produzidos pelo educador físico (objetivado nas resoluções do Conselho Federal de Educação Física ‐ CONFEF), produzimos um documento onde foram definidos os objetivos, as competências e a atuação deste profissional na ESF.

Esta profissão vive momentos de mudanças de paradigmas, tornando‐se cada vez mais necessário evidenciar, identificar e desen‐ volver suas dimensões sociais, culturais e políticas.

Referências

CONFEF ‐ Conselho Federal de Educação Física. Resolução no 046/ 2002. Intervenção do profissional de Educação Física. Rio de Janeiro. 2002.

Downloads

Publicado

25.01.2013

Como Citar

Lucena, D., Lima e Borges, K. E. de, Aguiar, M. A., Alcântara, F., Madruga, J. G., & Lomeo, R. (2013). A INSERÇÃO DA EDUCAÇAO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL/CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 5(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/126