SERVIÇO SOCIAL, ARTE E HUMANIZAÇÃO: O OLHAR DAS MÃES SOBRE A VISITA DOS PALHAÇOS DOUTORES AS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1347

Resumo

A hospitalização de uma criança altera o equilíbrio de uma família, que necessita se reorganizar em torno da recuperação desta. A mãe normalmente é o membro familiar que acompanha a criança no hospital. Desse modo, este estudo se propôs a descrever os potenciais da arte em processos de humanização dos serviços de saúde, através do olhar das mães que estão com seus filhos internados, tendo como origem a experiência da utilização de visitas com palhaços doutores. Por meio de um estudo qualitativo, com abordagem de pesquisa-ação, tendo como cenário o setor de pediatria do Hospital de Messejana Dr. Carlos Albert Studart Gomes, na cidade de Fortaleza, CE. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas gravadas e transcritas. O encerramento ocorreu por saturação dos dados coletados e realizou-se a análise de conteúdo de Bardin. A amostra foi constituída por 12 mães. Os resultados foram divididos em três categorias: i) Hospitalização infantil: ii) Humanização do Atendimento Hospitalar e iii) Visita da Trupe Sorriso. Portanto, entende-se que é primordial que haja sensibilização com relação a problematização da realidade, a partir da equipe multidisciplinar e o aprofundamento do tema para o esclarecimento das mães sobre o assunto.

Biografia do Autor

Francisca Leyla da Silva Morais, HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES - HM

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Cearense (FAC) 2012.2. Tem experiências profissionais nas áreas da Assistência Social e Saúde. Participou como Membro do Conselho Regional de Serviço Social - 3ª Região (Gestão 2014 à 2017). É Especialista em Impactos da Violência na Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e, também Especialista, na modalidade de Residência em Saúde (2017 à 2019), em Cardiopneumologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Atualmente Assistente Social no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes; Preceptora do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública (ESP)/Ceará, no Componente Hospitalar com Ênfase em Cardiopneumologia. Linhas de pesquisa: Criança e Adolescente, Saúde, e Políticas públicas.

ANGÉLICA MARIA BARBOSA, Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1986) , especialização em Família pela Universidade de Fortaleza (1995) , especialização em Gestão do Potencial Humano nas Organizações pela Universidade de Fortaleza (2001) e mestrado profissional em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (2007) . Atualmente Assistente social da Universidade Federal do Ceará. Atuando principalmente nos seguintes temas: Prematuro, Paternidade na adolescência, Cuidados, Fenomenologia.

 

FÁTIMA MARIA COELHO BEZERRA BASTOS, HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES - HM

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1986) e Bacharel em Direito pela UniChristus (2012) Tem experiência na área de Serviço Social, com especialização em Serviço Social e as novas determinações no mundo do trabalho, atua no Hospital de Messejana na unidade de pediatria há 19 anos, atualmente é preceptora da residência multiprofissional com ênfase em cardiopneumologia.

RENATA LIMA DA COSTA, HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES - HM

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa desenvolvida na área de concentração : Políticas Públicas e Mudanças Sociais; Assistente Social no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes; Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes; Preceptora do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública (ESP)/Ceará, no Componente Hospitalar com Ênfase em Cardiopneumologia; atuante no cenário de prática do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, no Núcleo de Serviço Social; com aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS na modalidade de pós graduação pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) /SP; Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE)/Fortaleza, com interesse em pesquisa nas áreas de Políticas Públicas, Saúde e Educação.

Referências

- IAMAMOTO. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez; Lima: Celats, 2009.

- IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

- BRAVO, M. I. de S. Política de saúde no Brasil. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS: OMS: Ministério da Saúde, 2006.

- BRAVO, M. I DE S. Serviço Social e Reforma Sanitária: lutas Sociais e Práticas Profissionais. São Paulo, 3.ed. Cortez 2010.

- BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde. 2001

- CFESS. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2010]. Disponível em: , Acessado em 16 de outubro de 2014.

- BRASIL, Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

- BRASIL, Ministério da saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização, documentos para discussão. Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2004.

- CFESS. Código de Ética Profissional do Assistente Social. Brasília: CFESS, 1993.

- ALVES, Francielle Lopes; MIOTO, Regina Célia Tamaso; GERBER, Luiza Maria Lorenzini. A política nacional de humanização e o serviço social: elementos para o debate. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 35-52, maio 2015. ISSN 16766806.Disponívelem:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634944>. Acesso em: 07 nov. 2017.

- CAIRES, Susana; ESTEVES, Carla Hiolanda; CORREIA, Susana and ALMEIDA, Isabel. Palhaços de hospital como estratégia de amenização da experiência de hospitalização infantil. Psico-USF[online]. 2014, vol.19, n.3, pp.377-386. Disponível em: . Acesso em: 08/11/2017.

- SAHÃO, B. P. Aspectos sociais da arte na sociedade capitalista: Uma reflexão sobre a função social da arte nas relações humanas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo. 2014.

- FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

- SATO M, Ayres JRCM. Arte e Humanização das práticas de saúde em uma unidade básica. Interface (Botucatu). 2015; 19(55):1027-38.

- BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

- FONTANELLA, B. J., Luchesi, B. M., Saidel, M. G., Ricas, J., Turato, E. R., & Melo, D. G. (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: Proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Caderno de Saúde Pública, 27(2), 389- 394. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020.

- BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.

- MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª ed. Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (Orgs.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

- BALLONE GJ – O impacto do (bom) humor sobre a saúde, in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2005.

- TORQUATO, IM.; COLLET, N; DANTAS, MS.; JONAS; MF; TRIGUEIRO, JVS; NOGUEIRA, MF. Assistência humanizada à criança hospitalizada: percepção do Acompanhante. Rev enferm UFPE on line., Recife, 7(9):5541-9, set., 2013. Disponível em:<http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewFile/4721/pdf_3399> Acessado em: 05/11/2017.

Publicado

23.09.2021

Como Citar

Morais, F. L. da S., BARBOSA, A. M., BASTOS, F. M. C. B., & COSTA, R. L. D. (2021). SERVIÇO SOCIAL, ARTE E HUMANIZAÇÃO: O OLHAR DAS MÃES SOBRE A VISITA DOS PALHAÇOS DOUTORES AS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 19(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1347