MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1391Resumo
Os mapas conceituais são representações esquemáticas do conhecimento, tendo como ponto de partida um conceito-chave e sua correlação com as demais ideias de quem o elabora. Assim sendo, objetivou-se especificar os benefícios do uso do mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem, a fim de mostrar a relevância dessa estratégia e incentivar a sua utilização, baseada em comprovação científica. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura. O levantamento foi realizado em bases de dados indexadas, tais como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). O estudo foi desenvolvido entre outubro e novembro de 2019 e utilizaram-se como Descritores Controlados em Ciências da Saúde (DeCS) “mapa conceitual” e “aprendizagem” para a identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, conforme os critérios de elegibilidade. A busca preliminar foi composta por 122 artigos, contudo, a amostra final constituiu-se por dez artigos. Os resultados indicaram que o uso de mapas conceituais possibilita a organização do conhecimento (23,53%; n=8), é um recurso de aprendizagem (20,58%; n=7) e da hierarquização dos conceitos (20,58%; n=7), bem como promove a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico (17,65%; n=6, cada). Desse modo, corrobora-se a importância da aplicabilidade desta “nova” estratégia, que vem sendo utilizada por meio de metodologias ativas em instituições de ensino, como facilitador na aquisição de novos conhecimentos, auxiliando no aprendizado e na formação profissional de seus estudantes.
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