POLÍTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA JUVENTUDE NO BRASIL: INTERSETORIALIDADE E ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA

Emanoel Avelar Muniz, Maria Veraci Oliveira Queiroz, Francisco Clécio da Silva Dutra, Aretha Feitosa de Araújo, Lucilane Maria Sales da Silva, Raimundo Augusto Martins Torres

Resumo


Experiências internacionais mostram que as enfermeiras realizam intervenções na escola para promover a saúde e o sucesso acadêmico dos estudantes. Este estudo objetiva refletir sobre a intersetorialidade das políticas de saúde e educação para juventude no Brasil e atuação da enfermeira na saúde escolar com jovens. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado em políticas brasileiras de saúde e educação para jovens e em estudos científicos. No Brasil, políticas que integram saúde e educação para juventude foram construídas, essencialmente, ao final da década de 1980 pautadas na atenção integral aos jovens. Mais recentemente, a criação do Programa Saúde na Escola e do Programa Nacional de Assistência Estudantil vem propiciando aos profissionais de enfermagem assumir mais diretamente ações de proteção e promoção à saúde dos jovens em ambientes educacionais. Apesar de alguns programas incluírem diretrizes que articulam as políticas de saúde e educação no Brasil, há fragilidade nas ações intersetoriais e, notadamente, na atuação da enfermeira com jovens em ambientes educacionais, por conseguinte, é necessário ampliar as práticas de enfermagem escolar.


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DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1447

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