PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE PROFISSONAIS NA EXECUÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM TAUÁ, CEARÁ.

Sâmela Matias Nóbrega, Eline Mara Tavares Macedo, Elayne Cristina Matias Nóbrega

Resumo


Com o intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do Programa Saúde na Escola em Tauá, Ceará, o presente estudo ouviu a percepção de oito profissionais da saúde e da educação envolvidos em ações de saúde na escola no território de atuação da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento a entrevista aberta. Dos resultados compreende-se: (a) as falhas na intersetorialidade proposta pelo Programa Saúde na Escola; (b) o engessamento dos profissionais e das ações estabelecidas na execução dos componentes avaliativos do programa; (c) e o desafio na integração da escola e da família nas ações em saúde. Nesse contexto, nota-se que os desafios na execução do Programa Saúde na Escola tauaense assemelham-se aos cenários de diferentes municípios brasileiros e carece de ajustes na integração entre setores e profissionais envolvidos.

Palavras-chave: Colaboração Intersetorial; Assistência Integral à Saúde; Serviços de Saúde Escolar.


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DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1451

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