SAÚDE CARDIOVASCULAR: SABER DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Yandra Kelline Brandão Braga, Roberta Brena de Sousa Vieira, Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Kairo Cardoso da Frota, Keila Maria de Azevedo Ponte

Resumo


Este artigo descreve o conhecimento sobre saúde cardiovascular de estudantes e funcionários de uma universidade pública. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva do tipo observação participante, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no período de agosto de 2017 a abril de 2018 em uma instituição de Ensino Superior (IES) estadual localizada em Sobral-CE e contou com 221 participantes. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CEP/UVA), sob o Parecer n. 2.312.655/2017. Observou-se que o conhecimento dos participantes envolve os elevados indicadores de mortalidade, as práticas que poderiam aumentar a qualidade de vida, o pouco ou nenhum conhecimento sobre o adoecimento cardiovascular e os fatores de risco como principais características das cardiopatias. Concluiu-se que os alunos e funcionários da IES em questão, embora tirem dúvidas específicas sobre o assunto, apresentam um saber superficial dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV), formulando pensamentos breves dotados de poucas informações.


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DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1472

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