SAÚDE CARDIOVASCULAR: SABER DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Yandra Kelline Brandão Braga
  • Roberta Brena de Sousa Vieira
  • Maria Aparecida Fernandes Cardoso
  • Kairo Cardoso da Frota
  • Keila Maria de Azevedo Ponte

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1472

Resumo

Este artigo descreve o conhecimento sobre saúde cardiovascular de estudantes e funcionários de uma universidade pública. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva do tipo observação participante, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no período de agosto de 2017 a abril de 2018 em uma instituição de Ensino Superior (IES) estadual localizada em Sobral-CE e contou com 221 participantes. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CEP/UVA), sob o Parecer n. 2.312.655/2017. Observou-se que o conhecimento dos participantes envolve os elevados indicadores de mortalidade, as práticas que poderiam aumentar a qualidade de vida, o pouco ou nenhum conhecimento sobre o adoecimento cardiovascular e os fatores de risco como principais características das cardiopatias. Concluiu-se que os alunos e funcionários da IES em questão, embora tirem dúvidas específicas sobre o assunto, apresentam um saber superficial dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV), formulando pensamentos breves dotados de poucas informações.

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Publicado

12.02.2021

Como Citar

Brandão Braga, Y. K., Brena de Sousa Vieira, R., Fernandes Cardoso, M. A., Cardoso da Frota, K., & de Azevedo Ponte, K. M. (2021). SAÚDE CARDIOVASCULAR: SABER DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 19(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1472