INTERSEÇÃO DE SABERES EM MÍDIAS SOCIAIS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19

Márcia Maria Santos da Silva, Kyaya Gomes de Carvalho, Iandra Karla da Silva Cavalcante, Maria José Galdino Saraiva, Roselane da Conceição Lomeo, Polyanne Rodrigues Vasconcelos

Resumo


A pandemia de Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) vem gerando demandas complexas e inesperadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), as quais suscitaram ações emergenciais a curto, médio e longo prazo. Uma importante estratégia no combate à doença tem sido a educação em saúde, que pode ser efetivada em espaços formais e não formais, mas precisa estar contextualizada e contribuir com a transformação de modos de vida. Para que a população tenha acesso a informações dos diversos campos de saberes, o uso das mídias sociais é um recurso significativo, pois amplia o raio de alcance e possibilita a diversidade de orientações. A partir dessas premissas foi implementado o perfil do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade de Sobral-CE na rede social Instagram para disseminar conteúdos sobre a promoção da saúde diante da pandemia de COVID-19. Assim, este artigo tem por objetivo compreender a interprofissionalidade na educação em saúde por meio das mídias sociais na pandemia de COVID-19. A experiência se centrou no trabalho interprofissional e contribuiu com a conscientização sobre os meios de prevenção da COVID-19 e promoção de hábitos mais saudáveis. As redes sociais se mostram ferramentas importantes para a educação em saúde, pois instigam reflexões sobre as possibilidades de adotar ações de cuidado promotoras da saúde e da qualidade de vida, de modo colaborativo e dialógico.


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DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v19i2.1479

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