SELEÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES FRENTE À COVID-19: TECITURA E DIÁLOGOS ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Autores

  • Marcia Maria Santos da Silva
  • Karina Oliveira de Mesquita
  • Fabrícia Rocha de Meneses Farias
  • Francisco Elder Escossio Barros
  • José Clauber Matos Brayner
  • Maria José Galdino Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v20i0.1535

Resumo

Este manuscrito objetiva descrever a experiência de educação, no âmbito da saúde, desenvolvida pela Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, durante a pandemia de Covid-19. Tratase de um relato de experiência realizada no município de Sobral, de março a outubro de 2020, a qual contemplou a qualificação das atividades de gestão do trabalho e da educação na saúde, por meio de processos seletivos e formação de profissionais para atuar na prevenção e tratamento da Covid-19. Evidenciouse que foi fundamental a definição de perfis coerentes com as estratégias de gestão e cuidado em saúde, fomentando a realização de processos seletivos para categorias profissionais que atuam em diferentes níveis da atenção. A qualificação dos trabalhadores englobou diversas categorias profissionais e diferentes níveis de formação, promovendo uma prática interprofissional e colaborativa. Aponta-se a relevância desta experiência, sobretudo em situações relacionadas ao enfrentamento de problemas de saúde pública em caráter de urgência, considerando-o um disparador de reflexões sobre as novas formas de se fazer saúde e se (re)inventar em situações diversas.

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Publicado

11.05.2021

Como Citar

Maria Santos da Silva, M., Oliveira de Mesquita, K., Rocha de Meneses Farias, F., Elder Escossio Barros, F., Matos Brayner, J. C., & Galdino Saraiva, M. J. (2021). SELEÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES FRENTE À COVID-19: TECITURA E DIÁLOGOS ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 20. https://doi.org/10.36925/sanare.v20i0.1535

Edição

Seção

Artigos Temáticos