SELEÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES FRENTE À COVID-19: TECITURA E DIÁLOGOS ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Marcia Maria Santos da Silva, Karina Oliveira de Mesquita, Fabrícia Rocha de Meneses Farias, Francisco Elder Escossio Barros, José Clauber Matos Brayner, Maria José Galdino Saraiva

Resumo


Este manuscrito objetiva descrever a experiência de educação, no âmbito da saúde, desenvolvida pela Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, durante a pandemia de Covid-19. Tratase de um relato de experiência realizada no município de Sobral, de março a outubro de 2020, a qual contemplou a qualificação das atividades de gestão do trabalho e da educação na saúde, por meio de processos seletivos e formação de profissionais para atuar na prevenção e tratamento da Covid-19. Evidenciouse que foi fundamental a definição de perfis coerentes com as estratégias de gestão e cuidado em saúde, fomentando a realização de processos seletivos para categorias profissionais que atuam em diferentes níveis da atenção. A qualificação dos trabalhadores englobou diversas categorias profissionais e diferentes níveis de formação, promovendo uma prática interprofissional e colaborativa. Aponta-se a relevância desta experiência, sobretudo em situações relacionadas ao enfrentamento de problemas de saúde pública em caráter de urgência, considerando-o um disparador de reflexões sobre as novas formas de se fazer saúde e se (re)inventar em situações diversas.

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DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v20i0.1535

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