SELEÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES FRENTE À COVID-19: TECITURA E DIÁLOGOS ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v20i0.1535Resumo
Este manuscrito objetiva descrever a experiência de educação, no âmbito da saúde, desenvolvida pela Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, durante a pandemia de Covid-19. Tratase de um relato de experiência realizada no município de Sobral, de março a outubro de 2020, a qual contemplou a qualificação das atividades de gestão do trabalho e da educação na saúde, por meio de processos seletivos e formação de profissionais para atuar na prevenção e tratamento da Covid-19. Evidenciouse que foi fundamental a definição de perfis coerentes com as estratégias de gestão e cuidado em saúde, fomentando a realização de processos seletivos para categorias profissionais que atuam em diferentes níveis da atenção. A qualificação dos trabalhadores englobou diversas categorias profissionais e diferentes níveis de formação, promovendo uma prática interprofissional e colaborativa. Aponta-se a relevância desta experiência, sobretudo em situações relacionadas ao enfrentamento de problemas de saúde pública em caráter de urgência, considerando-o um disparador de reflexões sobre as novas formas de se fazer saúde e se (re)inventar em situações diversas.Referências
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