CONDIÇÕES CRÔNICAS EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO INTEGRATIVA

Karla Beatriz Barros de Almeida, Juliana Soares Androlage, Reni Barsaglini

Resumo


Objetivou-se identificar e descrever as características dos estudos científicos nacionais e internacionais sobre cronicidade em docentes universitários. Realizou-se revisão integrativa da literatura abrangendo a Biblioteca Virtual de Saúde, SciELO, CINAHL e Web of Science. Após criteriosa seleção, chegou-se a 62 estudos para análise. Dentre os resultados, estudos brasileiros predominaram e a condição crônica mais abordada foi o estresse. As condições crônicas vivenciadas por docentes universitários foram ressaltadas nas discussões sobre: associação entre trabalho docente e cronicidade; questões de gênero, enfocando consequências da inserção da mulher no trabalho; intensificação do trabalho docente; correlação entre hábitos de vida e saúde; contexto pandêmico da Covid-19; e suporte institucional à saúde dos docentes universitários. Em conclusão, incentiva-se a ampliação: do desenvolvimento da temática no âmbito de estudos qualitativos; da realização de estudos sobre cronicidade por deficiências nos docentes universitários; do estudo das implicações da pandemia pelo novo coronavírus considerando nessa população situações cronificadas que podem ser agravadas.


Texto completo:

PDF

Referências


Mendes EV. Entrevista: A abordagem das condições crônicas pelo Sistema Único de Saúde. Ciên Saúde Colet [serial on the internet]. 2018 [cited 2021 Feb 08];23(2):431-35. Available from: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n2/1413-8123-csc-23-02-0431.pdf

Herzlich C. Saúde e doença no início do século XXI: entre a experiência privada e a esfera pública. Physis. 2004;14(2):383-94.

Barsaglini RA. Repercussões dos adoecimentos crônicos nos estudos de experiência: tipos, momentos e mediadores. Oficina do CES. 2019;1(452):1-27.

Tardif M, Lessard C. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In: Tardif M, Lessard C, editores. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Petrópolis: Vozes; 2009.

The Joanna Briggs Institute. Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual: 2014 edition/Supplement. South Australia: The Joanna Briggs Institute; 2014.

Assunção AA, Oliveira DA. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educ Soc. 2009;30(107):349-72.

Araújo TM, Pinho OS, Masson MLV. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cad Saúde Pública. 2019;35(Suppl 1).

Merlo, ARC, Mendes, AMB. Perspectivas do uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil: teoria, pesquisa e ação. Cad psicol soc. 2009;12(2):141-56.

Soares MB, Mafra SCT, Faria ER. Fatores associados à percepção de estresse em docentes universitários em uma instituição pública federal. Rev Bras Med Trab [serial on the internet]. 2019 [cited 2021 Feb 10];17(1):90-8. Available from: https://www.rbmt.org.br/details/425/pt-BR/fatores-associados-a-percepcao-de-estresse-em-docentes-universitarios-em-uma-instituicao-publica-federal

Mushtaq M. Stress, headache, high blood pressure and self-esteem in working women. Pak Heart J [serial on the internet]. 2018 [cited 2021 Feb 12];51(02):166-71. Available from: http://www.pkheartjournal.com/index.php/pkheart/article/view/1498

Li W, Kou C. Prevalence and correlates of psychological stress among teachers at a national key comprehensive university in China. Int J Occup Environ Health [serial on the internet]. 2018 [cited 2021 Feb 10];24(1-2):7-16. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/

full/10.1080/10773525.2018.1500803

Fang Y, Li Z, Wu S, Wang C, Dong Y, He S. Oxytocin receptor gene polymorphisms moderate the relationship between job stress and general trust in Chinese Han university teachers. J Affect Disord [serial on the internet]. 2020 [cited 2021 Feb 12];260:18-23. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165032719310390

Rana A, Soodan V. Effect of occupational and personal stress on job satisfaction, burnout, and health: A cross-sectional analysis of college teachers in Punjab, India. Indian J Occup Environ Med [serial on the internet]. 2019 [cited 2021 Feb 12];23:133-40. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6941331/

Tundis AGO, Monteiro JK. Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psic. da Ed. [serial on the internet]. 2018 [cited 2021 Feb 05];46(1):1-10. Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/39139

D’Oliveira CAFB, Souza NVDO, Varella TCMML, Almeida PF. Configurações do mundo do trabalho e o processo saúde-doença dos trabalhadores docentes de enfermagem. Rev enferm UERJ. 2020;28:e33123. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.33123

Ruza, FM, Silva, EP. As transformações produtivas na pós-graduação: o prazer no trabalho docente está suspenso? Rev Subj. 2016;16(1):91-103. doi: http://dx.doi.org/10.5

/23590777.16.1.91-103

Jimeno AP, López SC. La desmotivación del profesorado universitario y su relación con variables sociodemográficas, laborales y de personalidade. Apuntes de Psicología [serial on the internet]. 2015 [cited 2021 Feb 13];33(1):5-16. Available from: http://apuntesdepsicolog

ia.es/index.php/revista/article/view/557

Zheng C, Shi C, Bai J, Shao W, Zhang C, Bu J. Large-scale investigation on healthy status of teachers in Jiangsu Province, China. Progress in Nutrition [serial on the internet]. 2019 [cited 2021 Feb 13];21(2):294-98. Available from: https://mattioli1885journals.com/index

.php/progressinnutrition/article/view/6773

Suchitra MR, Vadivel S, Balasubramanian M, Parthasarathy S. A study of awareness about “Nutrition in Hypertension” among college teachers in a semi urban town of South India. AJPRHC [serial on the internet]. 2018 [cited 2021 Feb 13];10(1):30-35. Available from: http://www.informaticsjournals.com/index.php/ajprhc/article/view/18902

Lira BA, Souza P, Gomes DJO, Maniçoba ACM, Monteiro LZ. Inatividade física e fatores de risco para doenças crônicas em professores universitários. Conscientiae Saúde (Online) [serial on the internet]. 2018 [cited 2021 Feb 13];17(4):454-62. Available from: https://docs.bvsalud

.org/biblioref/2019/04/987380/8748-572531pb.pdf#:~:text=Sobre%20os%20fatores%20de

%20risco,classificados%20como%20insuficiente%2D%20mente%20ativos.

Setto JM, Bonolo PF, Franceschini SCC. Relationship between health behaviors and self-reported diseases by public employees. Fisioter Mov [serial on the internet]. 2016 [cited 2021 Feb 15];29(3):477-485. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_a

rttext&pid=S0103-51502016000300477

Silva KL, Marques ACML, Aragão AV, Gonçalves AV, Feitosa ANA, Araújo WA, et al. Fatores de risco para as doenças cardiovasculares e qualidade do sono. Rev enferm UFPE [serial on the internet]. 2018 [cited 2021 Feb 05];12(10):2573-82. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/237489/30146

Organização Pan-Americana de Saúde. OMS afirma que Covid-19 é agora caracterizada como pandemia - 2020 [home-page on the Internet]. [cited 2021 Feb 03]. Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812

Oliveira EN. “Primeiro tivemos que morrer”: saúde mental em tempos de covid-19. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2020 [cited 2021 Feb 05];19(0):05-06. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1469

Li Q, Miao Y, Zeng X, Tarimo CS, Wu C, Wu J. Prevalence and factors for anxiety during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) epidemic among the teachers in China. J Affect Disord [serial on the internet]. 2020 [cited 2021 Feb 08];277:153-58. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165032720326136

Gonzalez PO, Gomez AP, Irurtia MJ, Garcıa RL. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research [serial on the internet]. 2020 [cited 2021 Feb 13];290(8):113-08. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32450409/

Evanoff BA, Strickland JR, Dale AM, Hayibor L, Page E, Duncan JG, et al. Work-related and personal factors associated with mental well-being during the COVID-19 response: survey of health care and other workers. J Med Internet Res [serial on the internet]. 2020 [cited 2021 Feb 07];22(8):e21366. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/

PMC7470175/?report=printable

Vally Z. Public perceptions, anxiety and the perceived efficacy of health-protective behaviours to mitigate the spread of the SARS-Cov-2/COVID-19 pandemic. Public Health [serial on the internet]. 2020 [cited 2021 Feb 18];187:67-73. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0033350620303577

Rajab MH, Gazal AM, Alkattan K. Challenges to online medical education during the COVID-19 pandemic. Cureus [serial on the internet]. 2020 [cited 2021 Feb 11];12(7):e8966. Available from: https://www.cureus.com/articles/30131-challenges-to-online-medical-education-during-the-covid-19-pandemic




DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1551

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com