POLÍTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE NO BRASIL: INTERSETORIALIDADE E ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1552

Resumo

Experiências internacionais mostram que os enfermeiros realizam intervenções na escola para promover a saúde e o sucesso acadêmico dos estudantes. Este estudo objetiva refletir sobre a intersetorialidade das políticas de saúde e educação para a juventude no Brasil e a atuação do enfermeiro na saúde escolar com jovens. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado em políticas brasileiras de saúde e educação para jovens, e em estudos científicos. No Brasil, políticas que integram saúde e educação para a juventude foram construídas, essencialmente, ao final da década de 1980, pautadas na atenção integral aos jovens. Mais recentemente, a criação do Programa Saúde na Escola e do Programa Nacional de Assistência Estudantil vem propiciando aos profissionais de enfermagem assumir mais diretamente ações de proteção e promoção à saúde dos jovens em ambientes educacionais. Apesar de alguns programas incluírem diretrizes que articulam as políticas de saúde e educação no Brasil, há fragilidade nas ações intersetoriais e, notadamente, na atuação do enfermeiro com jovens em ambientes educacionais, o que demonstra a necessidade de ampliação das práticas de enfermagem escolar.

Referências

World Health Organization. Young People´s Health – a Challenge for Society. Report of a WHO Study Group on Young People and Health for All. Technical Report Series 731. Geneva: WHO; 1986.

Brasil. Estatuto da juventude: atos internacionais e normas correlatas. Brasília (DF): Senado Federal; 2013.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE; 2016.

Reis AAC, Malta DC, Furtado LAC. Challenges for public policies aimed at adolescence and youth based on the National Scholar Health Survey (PeNSE). Ciênc Saúde Colet [serial on the internet]. 2018 Sep [cited 2019 Dec 19];23(9):2879-90. Available from: http://www.scielo.br/scielo.

php?script=sci_arttext&pid=S141381232018000902879&lng=en

Sposito MP, Souza R, Silva, FA. The research on young people in Brazil: setting new challenges from quantitative data. Educ Pesqui [serial on the internet]. 2018 [cited 2019 Nov 06];44: e170308. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517970220180001004

&lng=en&nrm=iso

Brasil. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS [document on the internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2018 [cited 2020 June 25]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf

Dias MSA, Vieira FMBR, Silva LCC, Vasconcelos MIO, Machado MFAS. Colaboração interprofissional no Projeto Saúde e Prevenção na Escola. Ciênc Saúde Colet [serial on the internet]. 2016 June [cited 2020 June 25];21(6):1789-98. Available from: http://www.scielo.br/scielo

.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601789&lng=en

Brasil. Decreto nº 6.286, de 5 dez. 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União [document on the internet]. 5 de dezembro de 2007 [cited 2020 June 25]; Seção 1. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm

Brasil. Decreto nº 7.234, de 19 de jul. de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União [document on the internet]. 20 de julho de 2010 [cited 2020 June 25]; Seção 1. Available from: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7234-19-julho-2010-607316-norma-pe.html

Doi L, Wason D, Malden S, Jepson R. Supporting the health and well-being of school-aged children through a school nurse programme: a realist evaluation. BMC Health Serv Res [serial on the internet]. 2018 [cited 2019 Nov 06];18(664):1-10. Available from: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12913-018-3480-4

Maughan ED, Cowell J, Engelke MK, McCarthy AM, Bergren MD, Murphy MK, et al. The vital role of school nurses in ensuring the health of our nation’s youth. Nurs Outlook [serial on the internet]. 2018 [cited 2019 Nov 06];66(1):94-6. Available from: https://www.sciencedirect.com/

science/article/pii/S0029655417306267?via%3Dihub

Best NC, Oppewal S, Travers D. Exploring School Nurse Interventions and Health and Education Outcomes: An Integrative Review. J Sch Nurs. 2018;34(1):14-27. doi: https://doi.org/10.1177/1059840517745359

Mori FMLV, Edquén SB, Espinoza ZEL, Salazar RS. Competencias de la enfermera en instituciones educativas: una mirada desde los gestores educativos. Rev Gaúcha Enferm. 2018; 39:e2017-0152. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0152

Brasil EGM, Silva RM, Silva MRF, Rodrigues DP, Queiroz MVO. Adolescent health promotion and the School Health Program: complexity in the articulation of health and education. Rev esc enferm USP [serial on the internet]. 2017 [cited 2019 Nov 06];51:e03276. Available from: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v51/1980-220X-reeusp-S1980-220X2016039303276.pdf

Brasil. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2010.

Brasil. Programa Saúde do Adolescente: Bases Programáticas. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 1996.

Jager ME, Batista FA, Perrone CM, SAntos SS, Disas ACG. O adolescente no contexto da saúde pública brasileira: reflexões sobre o PROSAD. Psicol estud [serial on the internet]. 2014 [cited 2019 Nov 05];19(2):211-21. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-737221567004

Simões CA, Moll J, Malheiro MFS, Oliveira MAK. Programas de promoção de saúde integrados na política nacional de educação: o papel da escola na prevenção do uso de drogas. In: Sudbrack MFO, Conceição MIG, Costa LF. Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. 6. ed. Brasília: Ministério da Justiça, Ministério da Educação; 2014.

Lopes IE, Nogueira JAD, Rocha DG. Axes of action of the School Health Program and Health Promotion: an integrative review. Saúde debate [serial on the internet]. 2018 [cited 2019 Nov 05]; 42(118):773-89. Available from: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n118/0103-1104-sdeb-42-118-0773.pdf

Bleicher T, Oliveira RCN. Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidades federais. Psicologia Escolar e Educacional. 2016;20(3):543-49. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031040

Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis [serial on the internet]. 2015 Dec [cited 2019 Nov 01];25(4):1207-27. Available from: https://www.scielo.br/pdf/physis/v25n4/0103-7331-physis-25-04-01207.pdf

Pires LM, Queirós PS, Munari DB, Melo CF, Souza MM. A enfermagem no contexto da saúde do escolar: revisão integrativa da literatura. Rev enferm UERJ [serial on the internet];2012 Dez [cited 2019 Nov 01];20(1):668-75. Available from: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php

/enfermagemuerj/article/view/5968/4284

Rasche AS, Santos MSS. Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou antiga atividade. Rev bras enferm [serial on the internet]. 2013 Aug [cited 2019 Nov 01];66(4):607-10. Available from: https://www.scielo.br/pdf/reben/v66n4/v66n4a22.pdf

Abreu LDP, Torres RAM, Silva MRF, Araújo AF. Web rádio como ferramenta de diálogo em saúde coletiva no sertão: juventudes e métodos contraceptivos. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet] 2018 [cited 2021 Jun 11];17(1):24-31. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1219/650

Silva MAI, Mello FCM, Mello DF, Ferriani MGC, Sampaio JMC, Oliveira WA. Vulnerabilidade na saúde do adolescente: questões contemporâneas. Ciênc Saúde Colet [serial on the internet]. 2014 Feb [cited 2019 Nov 01];19(2):619-27. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sc

i_arttext&pid=S141381232014000200619&lng=en

Baggio MA, Berres R, Gregolin BPS, Aikes S. Introduction of the School Health Program in the city of Cascavel, Paraná State: report of nurses. Rev Bras Enferm [serial on the internet]. 2018 [cited 2019 Nov 06];71(Suppl 4):1540-47. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?scrip

t=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001540&lng=pt

Downloads

Publicado

02.07.2021

Como Citar

Muniz, E. A., Queiroz, M. V. O., Dutra, F. C. da S., Araújo, A. F. de, Silva, L. M. S. da, & Torres, R. A. M. (2021). POLÍTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE NO BRASIL: INTERSETORIALIDADE E ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 20(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1552