PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM COMO FAZER COM BASE NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1558Resumo
No Estado do Ceará, Nordeste brasileiro, em 2018, foi empreendida uma pesquisa-formação acoplada ao planejamento participativo em saúde que escutou e analisou realidades locais mediante oficinas locorregionais. O objetivo foi a escuta e a análise problematizadoras (pesquisa-formação) e a formulação de um projeto de intervenção como política pública (planejamento participativo). Da pesquisa, emergiu a compreensão de um particular conceito de saúde, próprio à região do semiárido nordestino, “saúde cabra da peste”, que veio como saúde do cuidado em família, diferente do propalado conceito de saúde da família. A presença da Educação Popular como transversal às práticas de cuidado e a noção de território como centro, vieram inovadoras, não com o paroquialismo frequente nos discursos sobre saúde da família, mas como presença do “lugar” (adaptação ao global, mas também resistência local). Também foi evidente a presença de estudantes e universidades nas realidades locais, especialmente pelo interior. O planejamento se concluiu com seis eixos estratégicos, em que a atenção e a gestão da clínica vieram, não como carro-chefe, mas sucedâneas a uma estrutura de desenvolvimento do sistema e do trabalho em saúde. Como ganho e produto final, tem-se a emergência de um “como fazer”, que contempla pesquisa, formação, intervenção e gestão de política pública.
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