OS DESAFIOS DA PSICOLOGIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

Resumo

A atuação de psicólogos na saúde pública surge como um campo promissor, permitindo a ampliação do cuidado com base na integralidade do sujeito, sendo o Sistema Único de Saúde um dos maiores contratadores da categoria no país. Posto isso, o presente estudo teve como objetivo identificar os principais desafios e expor propostas para o fortalecimento da categoria nesse contexto. Este trabalho consiste em um relato de experiência de natureza qualitativa e descritiva, por meio de atividade realizada com um grupo de estudantes de pós-graduação, em nível de mestrado profissional, de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Ceará, utilizando-se da ferramenta digital Padlet para registrar perguntas e respostas relacionadas a essa temática. Os principais desafios apontados tinham relação com a compreensão das atribuições da profissão, trabalho em equipe e lacunas na formação. As propostas de melhoria incluíam, principalmente, reformulação curricular, educação permanente em saúde e conscientização sobre o trabalho multiprofissional. Faz-se necessária uma formação acadêmica mais abrangente, com estratégias interprofissionais bem delimitadas, bem como uma revisão curricular. Além disso, o investimento em formação complementar também se mostra fundamental para o cuidado em saúde.

Biografia do Autor

Renata Vieira de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é mestranda em Psicologia e Políticas Públicas na UFC. Trabalhou no Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPE) como Psicóloga. Foi extensionista do Laboratório de Estudos Sobre a Finitude (LaFin), exercendo função de facilitadora no Grupo de Estudos em Fenomenologia. Atuou como voluntária no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), na função de articuladora das células de Introdução às Teorias Humanistas e de Gestalt-terapia. 

Débora Rocha Carvalho , Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral. Especialista em Saúde da Família e Comunidade na modalidade de residência multiprofissional pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui experiência em pesquisas nas áreas de Políticas públicas de saúde e Psicanálise. Experiência profissional na Atenção Primária à Saúde no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e na Atenção Secundária à Saúde em unidade ambulatorial. Atuou como gerente de projetos na Gerência de Extensão em Saúde (GEXTE) na área de planejamento, coordenação e execução de projetos de extensão em saúde e Supervisora Geral de Núcleo a fim de melhorar o exercício das competências nos processos formativos dos residentes de psicologia na Residência Multiprofissional da ESP-CE. Atualmente trabalha como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e como articuladora do núcleo municipal de educação permanente de Acaraú. Sua colaboração com a produção científica inclui capítulos de livros, resumos, artigos e livro organizado (Principal lançamento: Livro "Nuances da inclusão no Ensino Superior".

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará

Docente da UFC Campus de Sobral; Grad. Psicologia UNIFOR, Meste em Psicologia com concentração em Psicanálise e Psicopatologia Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Saúde coletiva Universidade Federal do Ceará; Pós doutora e professora visitante programa de pós graduação Universidade do Estado do Rio de Janeiro 2016/2017. Estuda temas na área de Politicas Públicas de Saúde; Saúde Coletiva, Reforma Psiquiátrica, Clínica Psicanalítica, Corpo, Mida e Discurso Biomédico. Supervisora de Clinica e Atenção à Saúde. Tutora do Pet Saúde 2012-2014 e Tutora Coordenadora do Pet Interprofissionalidade 2019-2021 e PET Gestão e Assistência 2022 Membro da Liga de Psicanálise e Psicopatologia UFC campus Sobral; Membro do Projeto Água de Chocalho com atendimento e supervisão no atendimento a crianças com grave sofrimento psíquico; Orientadora Voluntária da Residência Integrada em Saúde/ Escola de Saúde Pública do Ceará RIS-ESP/CE Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral - Ce Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral - Ce Tem interesse e vem pesquisando sobre saúde coletiva e atenção psicossocial; reforma psiquiátrica, redução de danos, atenção primária à saúde, políticas públicas de saúde, sofrimento psíquico. Estuda Educação Interprofissional em Saúde e Prática Colaborativa e é Tutora Coordenadora PET Interprofissional 2019/2021

Rodrigo da Silva Maia , Universidade Federal do Ceará

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, vinculado ao curso de graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (PPGPPPP), como professor permanente. Atuo como Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Psicologia - Sobral. Possuo graduação em Psicologia, especialização em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização e em Neuropsicologia Clínica, Mestrado e Doutorado em Psicologia, todos títulos obtidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente estou membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão com enfoque em temas como: psicologia do desenvolvimento humano; psicologia da saúde, hospitalização e processo saúde-doença; neuropsicologia clínica; psicologia e estudos da deficiência.

Downloads

Publicado

01.07.2025

Como Citar

Vieira de Sousa, R., Rocha Carvalho , D., Araújo Lopes Vieira, C., & da Silva Maia , R. . (2025). OS DESAFIOS DA PSICOLOGIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 24(01). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1710