PAPEL DOS ENFERMEIROS NA LINHA DE FRENTE DA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Resumo

Objetivou-se, neste trabalho, analisar o papel desempenhado pelos enfermeiros durante a pandemia de covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que, para a busca de artigos, utilizaram-se as bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem (Medline); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), aplicando-se os descritores de assunto: “enfermeiros”, “COVID-19” e “pandemia”, utilizando o operador booleano “AND”. Foram analisados oito artigos científicos e, dos principais resultados, constatou-se que, diante da situação inesperada de pandemia, os enfermeiros exerceram seu papel com competência, condição que possibilitou grande visibilidade da categoria no contexto pandêmico. Não obstante, foi desafiador atuar na pandemia. Dentre os desafios mais significativos destacam-se: a necessidade de lidar com os diversos sentimentos de ansiedade, medo de transmissão da doença, a escassez de insumos e falta de conhecimento que surgiram diante do cuidado ao paciente com covid-19. Assim, durante a pandemia, evidenciou-se que os enfermeiros vivenciaram diversas adaptações, dentre elas, as mudanças no cenário de trabalho para a prestação de cuidados devido à covid-19. Dessa forma, a categoria teve destaque diante do empoderamento na prestação do cuidado.

Biografia do Autor

Beatriz da Silva Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceara (UFC).

Roberlandia Evangelista Lopes Ávila, FACULDADE 5 DE JULHO

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Mestrado de Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade 5 de Julho.

Lidyane Parente Arruda, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA

Docente do Centro Universitário de INTA (UNINTA)

Glaucirene Siebra Moura Ferreira, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA

Docente do Centro Universitário INTA ( UNINTA)

Downloads

Publicado

01.07.2025

Como Citar

Sousa, B. da S., Evangelista Lopes Ávila, R., Arruda, L. P. ., & Ferreira, G. S. M. . (2025). PAPEL DOS ENFERMEIROS NA LINHA DE FRENTE DA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 24(01). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1728