“INPIC”: INTERNALIZAR PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA PROMOVER SAÚDE MENTAL À TRABALHADORES: RELATO DE RESIDENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1747

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência de um Grupo de Práticas Integrativas e Complementares na promoção de saúde mental de trabalhadores da Atenção Básica à Saúde. Trata-se de um relato de experiência sobre a criação, planejamento e execução de um grupo operativo denominado “InPIC”, In: internalizar e PIC: Práticas Integrativas e Complementares, coordenado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família. Os participantes eram profissionais atuantes em uma Unidade Básica de Saúde no norte piauiense, no período de junho a julho de 2023. A variedade de temáticas a cada encontro possibilitou a experiência de manejar a expressão e mediação de posicionamentos de amorosidade e em contrapartida a falas conflituosas ligadas às divergências nos processos de trabalho. A oportunidade de manejar este grupo fortaleceu o vínculo entre a equipe de residentes e demais profissionais, e possibilitou que o ato de falar, sentir, emocionar-se e compartilhar tenha sido uma prática terapêutica. Foi possível perceber que a experiência foi próspera, visto que foi possível ampliar os conhecimentos sobre as Práticas Integrativas e Complementares, proporcionar benefícios à saúde mental dos trabalhadores e incentivar a discussão dessa temática entre a equipe no que tange a sua utilização tanto em contexto profissional quanto para uso próprio.

 

Biografia do Autor

Iara Sampaio Cerqueira, UFDPAR

.

Amanda Maria Brito da Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPAR

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Chrisfapi (2021). Atualmente, é residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família da UFDPAR.

Susana Silva Lima, Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPAR

Enfermeira pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI). Residente em Atenção Básica e Saúde da Família da UFDPar (2022-2024). Especialista em Saúde Pública, Saúde da Família e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Adelmar Rosado (2022). Atuou como Preceptora do Estágio Supervisionado no Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade CHRISFAPI (2021). Atuou voluntariamente no Ambulatório dos Pés Insensíveis em pesquisa com pacientes diabéticos vinculada a UFDPar (2021).

Maurycyo Silva Geronço, Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPAR

Farmacêutico e Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Piauí, atualmente faz parte do Programa de Residência em Atenção Básica/Saúde da Família, na mesma instituição.

Mayane Carneiro Alves Pereira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPAR

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2013) e Mestrado em Ciências e Saúde pela UFPI (2016). Especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica (COFFITO-ABRAFITO). Pós Graduada em Fisioterapia Neurofuncional e Docência do Ensino Superior. Atualmente é docente da Christus Faculdade do Piauí, Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Piripiri e Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UFDPar.

Natasha Teixeira Medeiros, Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPAR

Possui Graduação em Fisioterapia (2006), Especialização em Fisioterapia Cardiovascular e Pneumofuncional (2008) pela Universidade de Fortaleza, Especialização em Informática em Saúde à Distância (2010) pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2021). Professora do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), ex-tutelada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família, campus de Parnaíba, da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

Sampaio Cerqueira, I., Brito da Silva, A. M. ., Silva Lima, S. ., Silva Geronço, M. ., Carneiro Alves Pereira, M. ., & Teixeira Medeiros, N. . (2023). “INPIC”: INTERNALIZAR PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA PROMOVER SAÚDE MENTAL À TRABALHADORES: RELATO DE RESIDENTES. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 22(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v22i2.1747