A PARTICIPAÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO DA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Clarice Magalhães Rodrigues dos Reis, Márcia Alves Guimarães

Resumo


Este trabalho aborda uma proposta de organização da atenção em saúde bucal com foco na participação da comunida de. Criou‐se um espaço coletivo de promoção de saúde e discussão de propostas em que foi repassada para a comunidade a dificuldade do agendamento de consultas e foram discutidas as sugestões de mudança para esta ação. A idéia principal era eliminar as filas e o modelo antigo de distribuição de fichas. As informações foram obtidas através de técnicas qualitativas e discutidas com base e referência de alguns estudiosos sobre as mudanças na atenção em saúde bucal com a implantação do SUS. Ouviram‐se as críticas e sugestões da comunidade, apontando o papel estratégico da participação comunitária nos serviços de saúde. As considerações finais evidenciaram a necessidade de repensar a organização do serviço junto à comunidade, estabelecendo uma relação mais próxima entre equipe e usuário, gerando uma atenção em saúde bucal mais humanizada.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da saúde. Diretrizes da política nacional de saúde bucal. Brasília, 2004. 28p.

BRASIL, Ministério da Saúde. Informe da Atenção Básica. SB Brasil – levantamento das condições de Saúde bucal da população brasileira. Brasília, ano V, julho/ agosto, 2004.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. São Paulo: HUCITEC, 1996. 269 p. (Saúde em Debate, 46).

MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. org. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002. 379 p. (Coleção Criança Mulher e Saúde).

UNGLET, C.V. S. Territorialização em sistemas de saúde. In: MENDES, E. V. (Org.). Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. 4 ed. São Paulo ‐ Rio de Janeiro: Hucitec – Abrasco, 1999. Cap. 5. p. 221‐235.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com