A RELAÇÃO DO CIRURGIÃO‐DENTISTA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COM A COMUNIDADE EM SOBRAL‐CE

Autores

  • Patrícia Damasceno Rocha
  • Israel Rocha Brandão

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a relação do cirurgião‐dentista do Programa de Saúde da Família (PSF) com a comuni‐ dade, em Sobral‐Ce. A pesquisa foi realizada através de um enfoque retrospectivo, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com 10 cirurgiões‐dentistas, seis profissionais de saúde não‐dentistas e seis usuários das UBS de Sobral‐CE, no período de fevereiro a julho/2005. Os dados foram coletados através de entrevistas semi‐estruturadas. A análise dos resultados nos permitiu verificar que a inserção das ESB causou um impacto positivo em relação ao trabalho que vinha sendo desenvolvido na odontologia do município. Podemos constatar, ainda, que a qualificação dos cirurgiões‐dentistas para o PSF é de extrema importância no que concerne à relação destes com os profissionais de saúde das UBS e com a comunidade.

Referências

ANDRADE, L.O.M.; BARRETO, I.C.H.C; GOYA, N; MARTINS JUNIOR, T. Estratégia Saúde da Família em Sobral: oito anos construindo um modelo de atenção integral à saúde. Sanare: Revista Sobralense de Políticas Públicas. Ano V, Vol. I No I, Jan./ fev./mar. 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria no 267, de 06 de março de 2001.

CORDÓN, J.A. A inserção da Odontologia no SUS ‐ avanços e dificuldades. Tese de Doutorado apresentado à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, 1988.

NARVAI, H.G. Odontologia e saúde bucal coletiva. São Paulo, 1994.

SOBRAL. Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde. Plano Municipal de Saúde, 2001.

Downloads

Publicado

20.02.2013

Como Citar

Rocha, P. D., & Brandão, I. R. (2013). A RELAÇÃO DO CIRURGIÃO‐DENTISTA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COM A COMUNIDADE EM SOBRAL‐CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 6(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/178