A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL NA CONSTRUÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO CUIDADO

Autores

Resumo

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência que objetiva refletir sobre as vivências do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, no município de Sobral-Ceará, na formação interdisciplinar em saúde. Nessa perspectiva, buscou-se realizar uma breve apresentação do programa e das estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem, utilizadas na construção da prática interdisciplinar e se discutiu sobre a importância desse tipo de formação na busca pela superação da fragmentação da atenção e alcance de um cuidado mais integral. Ressalta-se que a interdisciplinaridade na formação profissional é essencial para minimizar as lacunas no conhecimento, frente a complexidade da saúde mental, como também para enfrentamento dos desafios impostos ao processo de construção e na consolidação do Sistema Único de Saúde e da Reforma Psiquiátrica no país. Por fim, destacamos a imprescindibilidade de propostas que garantam que egressos de Residências Multiprofissionais sejam absorvidos pelo sistema de saúde e repliquem estes saberes.

Biografia do Autor

Lorenna Saraiva Viana , Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Docente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS). Atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Psicossocial do município de Sobral-CE. Atuação enquanto docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão do período de 2020 a 2022. Especialista em Saúde Mental com caráter de Residência Multiprofissional pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi Coordenadora dos Cursos de Atualização em Saúde promovidos pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS). em parceria com a 13 CRES de Tianguá do período de junho a dezembro de 2016. Foi bolsista de Educação Permanente na Santa Casa de Misericórdia de Sobral-CE pelo Programa de Integração Ensino-Serviço do período de 2015-2016. Foi bolsista no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde( Pet-Saúde) Redes na Atenção à Saúde- Atenção Psicossocial de 2013 a 2015. Participou como Comissão Local de Organização do Projeto Nacional de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde-Ver-Sus, no município de Sobral-CE, no ano de 2014. Participou como Estagiária do Projeto VER-SUS, no ano de 2013.

Francisco Natanael Lopes Ribeiro , Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia

Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário INTA - UNINTA (2018). Especialista em Saúde Mental e Dependência Química pela Faculdade de Quixeramobim - UNIQ (2019). Possui Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (2022). Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (2024). Participou do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Trabalhou com os temas: Promoção da Saúde, Saúde Mental, Saúde da População Negra e Umbanda. Desenvolve pesquisa sobre Saúde; Saúde Mental, Saúde mental na Atenção Primária à Saúde, Apoio Matricial em Saúde Mental; Religiões de Matriz Africana, em especifico a Umbanda e suas intersecções. Participou como membro integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Fenômeno Religioso Tierno Bokar (Cnpq/UNILAB). Recebeu uma menção honrosa pelo projeto de intervenção intitulado, Despertando Novos Olhares Sobre o Atendimento de Saúde da População Negra que foi realizado no Hospital Regional Norte de Sobral.

José Wellington Moraes Damasceno , Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015). Especialista em Saúde da Família em caráter de Residência Multiprofissional. Especialista em Treinamento Funcional e Cross Training; Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Saúde e Treinamento esportivo; Trabalhou no Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC (2015 - 2016); Trabalhou no Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF (2017 - 2020). Cursou Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2021 - 2023). Atualmente está Cursando Residência Multiprofissional em Saúde Mental (2023 - 2025)

Camilla Araújo Lopes Vieira , Universidade Federal do Ceará.

Docente da Universidade Federal do Ceará - UFC Campus de Sobral;Doutora em Saúde coletiva UFC; Pós doutora UERJ Clínica Psicanalítica. Pesquisa e estuda temas na área de Reforma Psiquiátrica, Atenção Psicossocial, Políticas de saúde e subjetividade e Psicanálise. Supervisora de Clinica e Atenção à Saúde.Tutora do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET SAÚDE Saúde Mental 2012-2014, Educação Interprofissional 2020/2021 Gestão e Assistência 2022/2023, Equidade 2024/2025 Orientadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e colaboradora da Residência em Psiquiatria do Município de Sobral; Colaboradora da Formação em Saúde para Preceptores;Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional Psicologia e Políticas Públicas da UFC Campus de Sobral - Ce Coordenadora do Laboratório CLIPSUS CLINICA SUJEITO E POLÍTICAS PÚBLICAS estudando temas na área de atenção psicossocial, Matriciamento,Trabalho das agentes comunitárias de saúde - ACS, novas políticas de saúde e de gestão do sofrimento e as contribuições da psicanálise para este campo de atuação clínica.

Downloads

Publicado

01.07.2025

Como Citar

dos Santos Lima, D., Saraiva Viana , L., Lopes Ribeiro , F. N. ., Moraes Damasceno , J. W. ., & Araújo Lopes Vieira , C. (2025). A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL NA CONSTRUÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO CUIDADO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 24(01). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1824