PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DO FENÔMENO DA AUTOMUTILAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i2.1832

Resumo

Este estudo objetivou capacitar professores de escolas públicas para identificação e abordagem de adolescentes com comportamento autolesivo. Tratou-se de uma pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, desenvolvida em forma de curso de capacitação on-line, através da plataforma Google Meet. Teve como público-alvo 18 professores, provenientes de sete municípios do Ceará. A intervenção aconteceu em três etapas: aplicação de um pré-teste, que buscou sondar o conhecimento prévio dos professores em relação à temática; a capacitação propriamente dita, realizada por meio de metodologias ativas em momentos síncronos e assíncronos; e um pós-teste que buscou verificar o aprendizado construído no processo de capacitação. Através do curso foi possível ampliar os horizontes dos professores sobre a promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos autolesivos no contexto escolar, como também direcionar as possíveis condutas frente aos casos em escolares.

Biografia do Autor

Danyela dos Santos Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016.1); Mestre e Doutoranda em Saúde da Família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF- FIOCRUZ), Especialista em Enfermagem do Trabalho (UNOPAR, 2019); Auditoria nos Serviços de Saúde (FAHOL, 2023); Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde (FAHOL,2023); e Enfermagem em Saúde Mental (FAHOL, 2024). Atuou como enfermeira Assistencialista da Atenção Primária a Saúde do Município de Uruoca-CE (2017-2019), no município de Itarema-CE (2020), e no Município de Sobral-CE (2021- 2023). Atualmente é servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Sobral - CE, atuando como docente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, exercendo Tutoria/Preceptoria nos programas de Residências Multiprofissionais em Saúde. Se dedica a pesquisas na área de saúde coletiva, Atenção Pimária à Saúde, cuidados de enfermagem e saúde mental.

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004). Pós Doutorado pela Universidade do Porto - Pt com pesquisa sobre o " ESTADO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE IMIGRANTES BRASILEIRAS EM PORTUGAL" . Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú, docente dos mestrados profissional e acadêmico em Saúde da Família. Atuou como tutora do PET SAÚDE MENTAL ( 2010 - 2011) e Durante o período de 2013 - 2015 coordenou o PET SAÚDE REDES DE ATENÇÃO com 48 estudantes bolsista, 04 tutores docentes e 24 preceptores do sistema municipal de Saúde de Sobral. Atuou na Supervisão Clinico Institucional dos CAPS de Cruz e Acaraú, CE por 12 meses. Atualmente é Coordenadora Docente da Liga Interdisciplinas em Saúde Mental - LISAM. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Suicídio, saúde mental, violência, saúde da família, saúde da mulher e promoção da saúde mental. Coordenadora do Grupo de Estudo, Extensão e pesquisa Saúde Mental e Cuidado. Foi Bolsista do Programa de Produtividade em Pesquisa e Estimulo à Interiorização - BPI / FUNCAP das seguintes edições (2008 - 2012, 2018, 2020 ) e atualmente é Bolsista do Programa de Produtividade em Pesquisa e Estimulo à Interiorização - BPI / FUNCAP ( 2022 - 2024) Título do Projeto: DISCRIMINAÇÃO RACIAL E SAÚDE MENTAL NAS UNIVERSIDADES

Maristela Ines Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Possui Doutorado e Mestrado em Enfermagem na área de concentração Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Ceará e Pós-doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará onde se graduou em Enfermagem. Na Universidade Estadual Vale do Acaraú assume as funções de docente pesquisadora na graduação em Enfermagem, no Programa de residência em Enfermagem Obstétrica, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família - RENASF/UVA [Mestrado e Doutorado Profissional], assumindo a função de Coordenadora. Atualmente é Pró-Reitora de Educação Continuada - PROED, nomeada em abril de 2022. Coordenou o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos na UVA, 2011-2017. Atuou de 2014-2018 como Pró-Reitora de Extensão e Cultura - PROEX. Atuou de 2018-2021 como Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG. Foi Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UVA de 2008 a 2014. Foi coordenadora do Curso de Enfermagem de 2000 a 2007. Atuou como coordenadora do Pró-Saude I (2006-2008) e do Pró-Saúde/Pet-Saúde (2012-2014). Atuou como tutora do Pet-Saúde/Saúde da Família (2010-2012) e Pet-Saúde/GraduaSUS (2016-2018). Foi bolsista do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização - BPI/FUNCAP edições 2008, 2012, 2018 e 2022. Tem experiência na área de formação em saúde e pesquisa os seguintes temas: Formação e Ensino na Saúde; Atenção Primária em Saúde; Avaliação de programas educacionais e de serviços de saúde. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Nós APS Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino, Tecnologia e Saúde - GPETS; Vice líder do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa Social, Educação Transformadora e Saúde Coletiva - LABSUS. Membro integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis desde 2006.

Joyce Mazza Nunes Aragão, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2002). Tem Residência em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde Visconde de Sabóia / Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2004), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UVA), Especialista em Educação Profissional na área de Saúde: Enfermagem (ENSP/FIOCRUZ), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em Sobral-CE e professora permanente do Mestrado profissional em Saúde da Família -Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará - UFC. Atuou como Enfermeira da Estratégia Saúde da Família durante 16 anos nos Municípios de Sobral-CE e Fortaleza - CE, nesse período foi gestora de 3 Unidades de Atenção Primária em Saúde. Foi preceptora da Residência Integrada em Saúde - RIS, com área de concentração em Saúde da Família da Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP (2010 - 2011, 2014 - 2016). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica, Saúde da Criança e do Adolescente, Promoção da Saúde, Tecnologias educativas em Saúde e Extensão Universitária. Orientadora de Mestrado, Graduação, Iniciação Científica e projetos de Extensão Universitária. (Texto informado pelo autor)

Maria Suely Alves Costa, Universidade Federal do Ceará.

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Curso de Psicologia, Campus de Sobral e Mestrado Profissional em Psicologia e Politicas Publicas (MPPPP- UFC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Doutorado Europeu em Psicologia Aplicada (Psicologia Clínica e da Saúde) pela Universidade do MInho Braga PT (2017), É Pós Doutorando em Psicologia da Justiça pelo Instituto Universitário (ISPA) Lisboa- PT (2024- cursando). Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Avaliação em psicológica e Terapias Comportamentais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental, Avaliação Psicológica, Doenças Crônicas e Cuidados Familiares. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-3545-0613

Ludmilla Alves Santos, Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia

Bacharela em Enfermagem pela Faculdade de Integração do Sertão (FIS/SESST). Pós Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá. Enfermeira Residente Multiprofissional em Saúde Mental - Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia - Sobral/CE.

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Publicado

02.01.2025

Como Citar

dos Santos Lima, D., Nazaré Oliveira, E. ., Ines Osawa Vasconcelos, M., Mazza Nunes Aragão, J. ., Alves Costa, M. S. ., & Alves Santos, L. (2025). PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DO FENÔMENO DA AUTOMUTILAÇÃO : . SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i2.1832