PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DO FENÔMENO DA AUTOMUTILAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v23i2.1832Resumo
Este estudo objetivou capacitar professores de escolas públicas para identificação e abordagem de adolescentes com comportamento autolesivo. Tratou-se de uma pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, desenvolvida em forma de curso de capacitação on-line, através da plataforma Google Meet. Teve como público-alvo 18 professores, provenientes de sete municípios do Ceará. A intervenção aconteceu em três etapas: aplicação de um pré-teste, que buscou sondar o conhecimento prévio dos professores em relação à temática; a capacitação propriamente dita, realizada por meio de metodologias ativas em momentos síncronos e assíncronos; e um pós-teste que buscou verificar o aprendizado construído no processo de capacitação. Através do curso foi possível ampliar os horizontes dos professores sobre a promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos autolesivos no contexto escolar, como também direcionar as possíveis condutas frente aos casos em escolares.