SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: PROPOSTA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE DESENVOLVIDOS NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE

Autores

  • Edson Holanda Teixeira
  • Carlos Hilton Albuquerque Soares
  • Fábio Solon Tajra
  • Francisco Ivan Rodrigues Mendes Junior
  • Ronald Sousa Pereira
  • Andréa Silvia Walter de Aguiar

Resumo

Em 2006, a Coordenação Municipal de Saúde Bucal elaborou, em parceria com as Equipes de Saúde Bucal (ESB) do município, um instrumento com o objetivo de orientar os profissionais de saúde e proporcionar o melhor aproveitamento dos recursos públicos. O roteiro deste instrumento intitulado “Guia das Ações e Serviços de Saúde Bucal do município de Sobral” faz referência ao diagnóstico de situação, planejamento, programação e avaliação como partes integrantes e dinâmicas dentro do processo de trabalho em saúde bucal. Teve-se como indicadores a cobertura de Pré-natal odontológico e taxa de exames de prevenção de câncer bucal. Acredita-se que a incorporação destas medidas junto às rotinas de trabalho constituiu produto de bastante relevância no planejamento e programação das ações desenvolvidas no âmbito da saúde bucal no município.

Referências

MEHRY, E. E. Razão e Planejamento, Ed. HUCITEC, 1994, p. 118.

TANCREDI, Francisco Bernadini. Planejamento em Saúde,volume 2 / Francisco Bernadini Tancredi, Susana Rosa Lopez Barrios, José Henrique Germann Ferreira. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania).

DEVER, G. E. A. A Epidemiologia na Administração dos Serviços de Saúde, P ed., São Paulo, Ed. Pioneira, 1988, pp.47-68.

BIO, S. RODRIGUES - Sistema Gerencial. São Paulo, Editora Atlas, 1985.

Um Enfoque

FRANCO. T. B. As redes na micropolitica do processo de trabalho em saúde. In Pinheiro R. e Mattos, R.A., Gestão em Redes; Rio de Janeiro, IMS/UERJ-CEPESC-ABRASCO. 2006.

AGUILAR, Maria José. Avaliação de serviços e programas sociais. Tradução de Jaime A Clasen e Lúcia Mathilde E.

Orth - Petrópolis,

BRANDEN, Enfermagem Materno-Infantil. Reichmann

RJ: Vozes, 1994.

Downloads

Como Citar

Teixeira, E. H., Soares, C. H. A., Tajra, F. S., Mendes Junior, F. I. R., Pereira, R. S., & Aguiar, A. S. W. de. (2013). SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: PROPOSTA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE DESENVOLVIDOS NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 9(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/196