AVANÇOS E DESAFIOS DA FISIOTERAPIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA, SOBRAL-CE

Autores

  • Erika Serrano Paredes
  • Agostinho José Passos Gomes
  • Erika de Vasconcelos Barbalho
  • Ekaterine Araújo Dias
  • José Henrique Linhares
  • Juliana Lima Cruz
  • Samira Carla Lima Araújo
  • Suzana Lourdes Ferreira Frota

Resumo

A fisioterapia tem redimensionado seu objeto de intervenção para ações de promoção de saúde e prevenção de agravos dentro da Estratégia Saúde da Família no município de Sobral-CE. Entretanto, esta trajetória perpassou por conquistas e desafios. O objetivo deste trabalho é relatar os avanços e desafios da fisioterapia na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Adotou-se como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação e a natureza da pesquisa foi qualitativa-descritiva. A amostra foi representada por seis residentes. Os dados foram coletados por meio de um questionário não estruturado e as informações analisadas por categorias temáticas. A análise dos resultados destacou-se: déficit para desenvolver ações no contexto do SUS, profissionais vinculados à reabilitação, número insuficiente de profissionais e dificuldades para atuar na atenção primária. A RMSF contribuiu para a formação de um novo perfil profissional capaz de responder às necessidades de saúde e atuar no modelo de assistência de vigilância à saúde.

Referências

ABDALLA, M. F. B. A pesquisa-ação na análise do trabalhador docente. In: Seminário da Redestrado – regulação educacional e trabalho docente. 2006. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2006. Disponível: em <http://www.fae.ufmg.br/estrado/cd_viseminario/trabalhos/eixo_tematico_3/a_pesquisa_acao.doc>. Acesso em: 01 dez. 2009.

ARAÚJO, L. A. O.; BACHION, M. M. Programa Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 57, n. 5, p. 586-590, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2010.

HENRIQUES, R. L. M.; PINHEIROS, R. Integralidade na produção de serviços de saúde e as políticas de educação. Jornal da Associação Brasileira de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 8, out. 2004.

MACHADO, N. P, NOGUEIRA, L. T. Avaliação da satisfação dos usuários de serviços de Fisioterapia. Revista brasileira de fisioterapia, Teresina, v. 12, n. 5, p. 401-408, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552008000500010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 abr. 2010.

MINAYO, Maria Cecilia de Sousa. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. Revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec, 2006.

PARREIRAS, P. C, MARTINS JUNIOR, T. A proposta político-pedagógica da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. SANARE, Sobral, v. 5, n.1, jan./fev./mar. 2004.

RIBEIRO, K. S. Q. A atuação da fisioterapia na atenção primária à saúde. Fisioterapia Brasil, São Paulo, v. 3, n. 5, 2002.

SAUPE, R. et al. Competência dos profissionais da saúde para o trabalho interdisciplinar. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, v. 9, n. 18, p. 521-36, set./dez. 2005.

SILVA, A. P. G. A fisioterapia na atenção primária do idoso: uma revisão da literatura. 2005. Dissertação (Mestre em Promoção da Saúde). Universidade de Franca, São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

15.07.2009

Como Citar

Paredes, E. S., Gomes, A. J. P., Barbalho, E. de V., Dias, E. A., Linhares, J. H., Cruz, J. L., Araújo, S. C. L., & Frota, S. L. F. (2009). AVANÇOS E DESAFIOS DA FISIOTERAPIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA, SOBRAL-CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 8(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/25