EDUCAÇÃO FÍSICA E O PET-SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO PARA O SUS

Autores

  • Ana Luisa Batista Santos
  • José Pereira Maia Neto
  • Francisco das Chagas Vasconcelos de Souza Neto
  • Braulio Nogueira de Oliveira
  • Erasmo Miessa Rui
  • Maira Elisa Grassi de Sá

Resumo

O processo formativo do profissional de Educação Física deve subsidiá-lo para a execução plena das suas atribuições profissionais.
Talvez pela recente inserção do Educador Físico no Núcleo de Apoio á Saúde da Família (2008), grande parte dos currículos
acadêmicos dos cursos de Educação Física, no Brasil, ainda não contemplaram essa demanda. A criação do Programa de
Educação pelo Trabalho para a Saúde foi uma estratégia direcionada ao fortalecimento do SUS que amenizou esse déficit. Tornase
pertinente a exposição das práticas e saberes desenvolvidos durante esse processo para que haja o reconhecimento da sua
importância, assim como da necessidade emergente de adequação da matriz curricular dos cursos de Educação Física para essa
realidade. Enquanto essas adequações não ocorrem, cabe ao acadêmico apropriar-se de literaturas e se inserir nesses espaços
enquanto campo de estágio, na tentativa de inteirar-se do processo de serviço à saúde coletiva. Diante disso, considera-se que a
integração ensino-serviço-comunidade permite contemplar as premissas inerentes ao SUS.

Referências

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saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306>.

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Publicado

01.01.2013

Como Citar

Batista Santos, A. L., Maia Neto, J. P., Vasconcelos de Souza Neto, F. das C., Nogueira de Oliveira, B., Miessa Rui, E., & Elisa Grassi de Sá, M. (2013). EDUCAÇÃO FÍSICA E O PET-SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO PARA O SUS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 10(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/259