A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA POTENCIALIZANDO A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO: UMA UTOPIA NECESSÁRIA

Autores

  • Ariane Brum de Carvalho
  • Léo Barbosa Nepomuceno

Resumo

Este artigo analisa, a partir da experiência vivida pelos autores, aspectos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Sobral (RMSF) enquanto processo indutor de transformações das práticas de formação e atuação no setor saúde. Contextualiza a Educação Permanente como modelo contra-hegemônico frente aos sistemas educacionais tradicionais. Destaca a importância de facilitar, a partir da RMSF, processos de educação e transformação articulados com a realidade vivida no cotidiano do trabalho da Estratégia de Saúde da Família. Considera avanços e desafios para a RMSF constituir-se na perspectiva de uma Educação Permanente transformadora. Defende que se valorizem os processos pedagógicos participativos e dialógicos e a integração dos diversos profissionais e gestores do Sistema Municipal de Saúde e da RMSF de Sobral, buscando construir a co-responsabilização pelas mudanças, construindo coletivamente o que queremos para SUS, para a sociedade brasileira e para a própria RMSF.

Referências

CECCIM, R. B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - comunicação, saúde e educação, Botucatu-SP, 2004. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2005.

FREIRE, P. À sombra dessa mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

______, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Os mestres de Rousseau. São Paulo: Cortez, 2004.

GALEANO, E. As palavras andantes. Porto Alegre: L & PM Editores, 1994.

GÓIS, C. W. L. Noções de Psicologia Comunitária. Fortaleza: UFC, 1993.

SCAFF, A. SUS: Sistema Único de Saúde, São Paulo, 1998. Disponível em <http://www.consaude.com.br/sus/indice. htm> Acesso em: 08 nov.2005.

Downloads

Publicado

15.07.2008

Como Citar

Carvalho, A. B. de, & Nepomuceno, L. B. (2008). A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA POTENCIALIZANDO A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO: UMA UTOPIA NECESSÁRIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 7(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/29

Edição

Seção

Artigos Temáticos