A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL-CE: A EXPERIÊNCIA DA COMISSÃO CIENTÍFICA COMO DISPOSITIVO DE REGULAÇÃO E INCENTIVO

Carlos Hilton Albuquerque Soares, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Mirna Marques Bezerra, Geison de Vasconcelos Lira

Resumo


Esse artigo versa sobre a experiência de implantação e resultados das ações da Comissão Científica da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral no ano de 2008, fundamentada na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTI/S). Essa Comissão é constituída por seis membros, dentre profissionais com formação, experi6encia ou notório saber na pesquisa em saúde, que exerçam suas atividades no município de Sobral. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, onde os dados foram coletados a partir das informações disponíveis no regimento interno da Comissão Científica, atas de reuniões mensais e folha de rosto do cadastro dos projetos submetidos à pareciação. Os resultados mostraram que em 2008 foram apreciados 53 protocolos de pesquisas, 12 referentes a projetos de monografias de especialização, 24 projetos de monografias de graduação, 07 projetos de pesquisas institucionais, financiadas por orgãos de fomento, como CNPq e FUNCAP; 01 projeto de iniciação científica, 06 projetos de dissertação de mestrado e 02 teses de doutorado. A partir desses resultados, observou-se que a Comissão Científica está em sintonia com a PNCTI/S, e tem como foco o desenvolvimento e aprimoramento do SUS, contribuindo para a formulação, implementação e avaliação das políticas de saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. 2a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BURGELMAN, R. A.; ROSENBLOOM, R. S. “Technology Strategy: An Evolutionary Process Perspective”. Research on Technological Innovation, Management and Policy, v. 4, p. 1-25, 1989.

GUIMARÃES, R. Bases para uma Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 2, p. 75-388, abr./jun. 2004.

RODRIGUES FILHO, J. Pesquisa em serviços de saúde: uma necessidade urgente. Cad. Saúde Pública, v. 5, n. 1, p. 07-16. 1989.

STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, 2002. 725 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


S A N A R E  - Revista de Políticas Públicas

Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS

Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE

CEP: 62030-362  - Fone:(88) 3614.5520

Email: revista_sanare@hotmail.com