EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Denise Lima Nogueira
  • Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas
  • Dayse Paixão e Vasconcelos
  • Maria da Conceição Coelho Brito

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa, que buscou conhecer as ações de educação permanente em saúde implementadas em Sobral/CE a partir da produção científica da Revista Sanare, no período de 2004 a 2009. Portanto, a partir da coleta e análise dos dados, surgiram seis categorias temáticas que permitiram perceber várias ações de educação permanente voltadas para o nível primário de atenção, quais foram: Educação Permanente e a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS); A Residência em Saúde da Família de Sobral/CE no contexto da Educação Permanente em Saúde; Educação Permanente: uma metodologia para a capacitação profissional; Educação Permanente x Superação do modelo biomédico; Educação Permanente para o controle social; e, A Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito de Sobral/CE. Entretanto, não foram identificadas ações direcionadas aos níveis secundário e terciário da atenção, fato que torna necessária, por parte dos gestores de saúde, a re-significação desta política em todos os níveis de assistência. 

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde - conceitos e caminhos a percorrer. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde – pólos de educação permanente em saúde. Brasília: Ministério da saúde; 2004.

Burg R. Educação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva 2005; 10( 4).

Burg R, Ferla AA. Educação Permanente em Saúde. 200?. [acesso em: 02 de abril de 2010]. Disponível em: http://www.rafaelveloso.com/estagio

Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2005.

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer? Revista Einstein 2010; 8(1).

Parreiras PC, Martins Júnior T. A proposta político pedagógica da Escola de Formação em Saúde da FamíliaVisconde de Sabóia. Sanare 2004; 5(1).

Torres MM. Por uma política de comunicação para a mobilização social da secretaria de desenvolvimento social e saúde de Sobral/ CE. Sanare 2004; 5(1).

Sales IC, Pagani R. A preceptoria de território na estratégia de saúde da família em Sobral/ CE. Sanare 2004; 5(1).

Martins Júnior T, Parente JRF, Sousa FL, Sousa MST. A residência multiprofissional em saúde da família de Sobral/ CE. Sanare 2008; 7(2).

Carvalho AB, Nepomuceno LB. A residência multiprofissional em saúde da família potencializando a transformação através da formação: uma utopia necessária. Sanare 2008; 7(2).

Dias MSA, Silva CP, Freitas CASL, Moreira ACA. Perfil de atuação profissional dos egressos da residência multiprofissional em saúde da família (RMSF) de Sobral. Sanare 2008; 7(2).

Parente JRF. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em saúde da família. Sanare 2008; 7(2).

Ribeiro LLS, Andrade LOM. A enfermagem e a construção de novos saberes e práticas a partir da estratégia saúde da família. Sanare 2004; 5(1).

Sampaio JJC, Carneiro C. Rede de atenção integral à saúde mental de Sobral/CE: planejamento, supervisão e reflexões críticas. Sanare 2005/2007; 6(2).

Sá RAR, Barros MMM, Costa MSA. Saúde mental em Sobral/ CE: atenção com humanização e inclusão social. Sanare 2005/2007; 6(2).

Sá RAR, Oliveira EN. Reabilitação psicossocial: um enfoque dessa prática na Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral/CE. Sanare 2005/2007; 6(2).

Dias FAC, Silva CP, Freitas CASL, Santiago AX, Chagas MIO. O processo de registro de ocorrências nas instituições que trabalham com o fenômeno da violência no município de Sobral, Ceará, Brasil. Sanare 2008; 7(1).

Pinto VPT, Dias MSA, Chagas MIO, Freitas CASL, Bezerra MM, Albuquerque IMN, Linhares AKN, Viana ASA. Análise do processo de educação permanente para profissionais do SUS: a experiência de Sobral/ CE. Sanare 2008; 7(2).

Bonfim AHA, Dias MSA, Teixeira M, Holanda M, Silva Júnior JG. Comunicação e Arte: estratégias educacionais na Saúde em Sobral/ CE. Sanare 2008; 7(2).

Andrade LOM, Barreto ICHC, Martins Júnior T, Amaral MIV, Parreiras PC. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia: três anos construindo a tenda invertida e a educação permanente

no SUS. Sanare 2004; 5(1).

Sucupira ACSL, Pereira A. A preceptoria na residência em saúde da família. Sanare 2004; 5(1).

Pereira FWA, Mangueira JO, Monteiro MPA, Veras MMS, Lima VCS, Barrocas TCP, Lucena D. A inserção da fisioterapia na estratégia saúde da família em Sobral/ CE. Sanare 2004; 5(1).

Soares CHA, Pinto VPT, Ponte HMS, Albuquerque IMN. A participação social em Sobral/CE: experiências que versam sobre gestão compartilhada. Sanare 2009; 8(1).

Souza FL, Ponte HMS, Parente JRF, Lopes Filho JO. A educação permanente para o controle social no SUS: a experiência de Sobral/ CE. Sanare 2009; 8(1).

Souza FL, Ponte MAC, Linhares AKN, Cavalcante AN, Dias MSA, Soares C, Taira FS, Teixeira EH. A política municipal de educação permanente em Sobral/ CE. Sanare 2008; 7(2).

Soares CHA, Pinto VPT, Dias MSA, Parente JRF, Chagas MIO. Sistema Saúde Escola de Sobral. Sanare 2008; 7(2).

Soares CHA, Albuquerque IMN, Bezerra MM, Lira GV. A produção científica no sistema municipal de saúde de Sobral/CE: a experiência da comissão científica como dispositivo de regulação e controle. Sanare 2008; 7(2).

Mancia JR, Cabral LC, Koerich MS. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev. bras. enferm. 2004; 57(5).

Martins F, Ferreira FR, Freire LG, Lino MM. Educação Permanente em Saúde para trabalhadores da atenção básica: uma proposta à luz da pedagogia problematizadora de Paulo Freire [Atividade Curricular]. [acesso em: 21 de abril de 2011]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2006. Disponível em: www.bibliomed.ccs.ufsc.br

Downloads

Publicado

15.07.2010

Como Citar

Nogueira, D. L., Albuquerque, I. M. N., Freitas, C. A. S. L., Paixão e Vasconcelos, D., & Brito, M. da C. C. (2010). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 9(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/5