VIGILÂNCIA DE VIOLÊNCIAS E ACIDENTES EM SERVIÇOS SENTINELA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Fernando Antônio Cavalcante Dias
  • Adriana Xavier de Santiago

Resumo

Opresente estudo faz parte da pesquisa Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) em serviços de Urgência/Emergência, de caráter nacional, realizado nos anos de 2006 e 2007, que traça o perfil das vítimas de causas externas atendidas na Santa Casa de Misericórdia do município de Sobral-CE. O estudo mostrou que o tipo de ocorrência notificada foi praticamente igual nos anos de 2006 e 2007. 88% das notificações foram caracterizadas como acidentes. Homens na faixa etária de 20 a 29 anos estiveram envolvidos com mais freqüência. Os tipos de acidentes mais freqüentes foram acidentes de trânsito, quedas e agressões. Os acidentes mais freqüentes se deram na via pública, com predomínio de corte/ perfuração/laceração e fraturas. A gravidade das lesões, de forma geral, foi menor em 2007. O estudo aponta para a criação de redes intersetoriais de prevenção da violência bem como a realização periódica de estudo de morbimortalidade por causas externas.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância dos Acidentes e Violências em Serviços Sentinela - VIVA: Relatório Nacional. Brasília: Secretaria de Vigilância em Saúde, 2006. [mimeo]

GAWRYSZEWSKI, V.P.; RODRIGUES, E.M.S. O impacto das causas externas na morbimortalidade brasileira. In: SOUZA, E. R. (org). Curso Impactos da Violência na Saúde. Unidade I. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2007.

MENDES, C.H.F. et al. Violência de gênero na vida adulta. In: ASSIS, S.G (org). Curso Impactos da Violência na Saúde. Unidade II. Rio de Janeiro: EAD/ ENSP, 2007.

MINAYO, M.C.S. Conceitos, teorias, tipologias de violência. In: Souza, E.R (org). Curso Impactos da Violência na Saúde. Unidade I. Rio de Janeiro: EAD/ ENSP, 2007.

OLIVEIRA, L.R. & Mello-Jorge, M.H.P. Análise epidemiológica das causas externas em unidades de urgência e emergência em Cuiabá/Mato Grosso. Revista Brasileira Epidemiológica, 2008.

SCHRAIBER, L.B. et al. Homens e saúde na pauta da Saúde Coletiva. Ciências de Saúde Coletiva, v.10, n.1, Rio de Janeiro: jan/mar, 2005.

SOUZA, A.C.A. violência contra os idosos. In: ASSIS, S.G. (org). Curso Impactos da Violência na Saúde. Unidade II. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2007.

Downloads

Como Citar

Dias, F. A. C., & Santiago, A. X. de. (2014). VIGILÂNCIA DE VIOLÊNCIAS E ACIDENTES EM SERVIÇOS SENTINELA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, CEARÁ, BRASIL. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 7(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/51

Edição

Seção

Artigos Temáticos