LIGA ACADÊMICA DO PULMÃO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PARTE DA FORMAÇÃO MÉDICA
Resumo
Este artigo relata a experiência de estudantes de Medicina na Liga Acadêmica do Pulmão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que vem desenvolvendo, há 10 anos, projetos que aproximam seus integrantes da comunidade, como o Dia Mundial de Combate à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, o Dia Mundial da Tuberculose e o Dia Mundial do Combate ao Tabagismo, promovendo campanhas de conscientização da população. Além disso, associa-se à Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT) para o desenvolvimento de algumas ações, como a Semana da Asma e o Projeto “Pulmão Gigante”, com foco na promoção e prevenção das doenças. Em 2008, criou-se o Juca Cajuzinho, personagem regionalista, com o objetivo melhorar a interação entre profissionais e a população, em especial a população infantil. A liga tem sido capaz de complementar satisfatoriamente a formação acadêmica, atrelando práxis (teoria-prática) e o exercício contínuo do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). A participação em uma liga acadêmica oferece experiências únicas que serão transformadas em benefícios à população quando o profissional estiver atuando em sua área.Referências
Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com
estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área
da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em
problemas. Cad Saúde Pública [serial on the internet]. 2004
[cited 2015 July 16];20(3):780-8. Available from: http://
www.scielo.br/pdf/csp/v20n3/15.pdf
Vieira GD, Quintana FT, Mendonça GM, Pinto ICCS, Bezerra
ICA, Braga JOS, et al. Contribuição para o ensino de Ortopedia
da primeira liga da especialidade em Rondônia. Medicina
(Ribeirão Preto) [serial on the internet]. 2014 [cited 2015
July 16];47(2):201-7. Available from: http://www.revistas.
usp.br/rmrp/article/view/84706/87415
Monteiro LLF, Cunha MS, Oliveira WL, Bandeira NG, Menezes
JV. Ligas acadêmicas: o que há de positivo? Experiência de
implantação da Liga Baiana de Cirurgia Plástica. Rev Bras
Cir Plást [serial on the internet]. 2008 [cited 2015 July
;23(3):158-61. Available from: http://www.rbcp.org.br/
imageBank/PDF/23-03-05.pdf
Pêgo-Fernandes PM, Mariani AW. O ensino médico além
da graduação: ligas acadêmicas. Diagn Tratamento [serial
on the internet]. 2011 [cited 2015 July 16];16(2):50-
Available from: Available from: http://files.bvs.br/
upload/S/1413-9979/2011/v16n2/a2048.pdf
Serrano RMSM. Conceitos de extensão universitária: um
diálogo com Paulo Freire [document on the internet]. 2011
[cited 2015 July 16]. Available from: http://www.prac.ufpb.
br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_
de_extensao_universitaria.pdf
Rocha LAC. Projetos interdisciplinares de extensão
universitária: ações transformadoras [dissertation]. Mogi das
Cruzes (SP): Universidade Braz Cubas; 2007.
Dutra EM, Vasconcelos EE, Teófilo JKS, Teófilo LJS
Atenção integral aplicada à família: relato de experiência.
Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2012 [cited
July 16];11(1):55-9. Available from: http://sanare.
emnuvens.com.br/sanare/article/view/267/240
Souza LF, Ponte MAC, Linhares AKN, Cavalcante AN,
Dias MSA, Soares C, et al. Política municipal de educação
permanente em Sobral. Sanare (Sobral, Online) [serial on the
internet]. 2008 [cited 2015 July 16];7(2):14-22. Available
from: http://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/
viewFile/27/22
Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Ligas
acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios.
Interface Comun Saúde Educ [serial on the internet]. 2008
[cited 2015 July 16];12(27):713-2. Available from: http://
www.scielo.br/pdf/icse/v12n27/a03v1227.pdf