ATUAÇÃO DO PET SAÚDE REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CENÁRIO DO CAPS-AD FRANCISCO HÉLIO SOARES / 2013-2015: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Trata-se de um relato de experiência que descreve a vivência dos integrantes do PET-Saúde Rede de Atenção Psicossocial os quaisimergiram no universo da atuação na atenção a pessoas com dependência química e seus familiares, no âmbito do SUS, entre
2013 e 2015. A prática foi desenvolvida com o acompanhamento de preceptores do PET, principalmente no Centro de Atenção
Psicossocial Álcool e Drogas CAPS-AD Francisco Hélio Soares e, em alguns momentos, fora do espaço terapêutico desta instituição
de saúde, com vistas a contribuir com a formação dos estudantes de nível superior dos cursos de Enfermagem e Educação Física
da Universidade Estadual Vale do Acaraú de forma multidisciplinar. A partir dos problemas de saúde existentes no cenário da
dependência química e da percepção da complexidade e realidade de cada caso vivenciado, os estudantes passaram a atuar
junto às pessoas que apresentavam certa vulnerabilidade quanto ao uso de drogas e às que já possuíam problemas com o uso
de substâncias psicoativas, desenvolvendo a integralidade do cuidado na esfera da promoção da saúde dessas pessoas e de seus
familiares, na prevenção de doenças causadas pelo uso nocivo de tais substância. Além disso, realizaram pesquisas de campo
em interface com familiares cuidadores do dependente químico, tanto no espaço do CAPS-AD como no ambiente intrafamiliar,
contribuindo para a qualidade da extensão-ensino e pesquisa.
Referências
ALVES, et al. Grupo de familiares em CAPS AD: acolhendo e reduzindo tensões. Sanare, Sobral, v.14, n.1, p.81-86, jan./jun. 2015
ASSEGA, M. L. et al. A interdisciplinaridade vivenciada no PET-Saúde. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre. v.3, n.1, p29-33,
CYRINO, E. G. et al. Ensino e Pesquisa na Estratégia de Saúde daFamília: o PET-Saúde da FMB/Unesp. Revista Brasileira de
Educação Médica. v. 36, n,1, suppl. p.192-101, 2012.
LEITE, M. T. S. et al. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na formação profissional. Revista Brasileira de
Educação Médica. v.36, n.1, suppl.1, p.111-118, 2012.
MENDES, D. C. et al. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como ferramenta para aquisição de
habilidades no cuidado em saúde. EFDeportes.com. v.19, n.193, 2014.
MILLS, J. E.; FRANCIS, K. L.; BONNER, A. Mentoring, clinical supervision and preceptoring: clarifying the conceptual definitions
for Australian rural nurses. A review of the literature. Rural Remote Health. v.5, n.3, p.410, 2005.
MORAIS, F. R. R . et al. A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro. Trab. Educ. Saúde, Rio de
Janeiro. v.10, n.3, p.541-551, 2012.
MOURÃO, S. M. et al. A visita domiciliar como instrumento para a promoção de práticas de higiene: uma revisão bibliográfica.
Sanare, Sobral, v.9, n.2, p.86-92, 2010.
OBERMEYER M. V. Are you a culturally competent preceptor. Nursing. v.36, n.6, p.54-55, 2006.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, Centro de Ciências da Saúde. Projeto PET-Saúde Redes 2013/2015. Edital nº 14, de
de março de 2013. Seleção Para o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde – Rede de Atenção à Saúde, PET/ Saúde
Redes de Atenção à Saúde – 2013/2015. Sobral (CE): Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2013.