VIVENCIANDO O PET-SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

Autores

  • Ananda Milena Martins Vasconcelos

Resumo

Para complementar a Graduação, o acadêmico pode engajar-se em programas como o PET-Saúde. Além disso, a vivência precoce nos
campos de trabalho promove vivências enriquecedoras. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por monitores
bolsistas acadêmicos de Enfermagem, durante a participação no PET-Saúde Redes de Atenção na Rede de Atenção Psicossocial:
priorizando o enfrentamento do álcool, crack e outras drogas. Trata-se de uma descrição do tipo relato de experiência que remonta
a vivência de uma monitora, bolsista do PET-Saúde Redes de Atenção, na Rede Psicossocial, salientando as contribuições para
formação acadêmica e profissional. O fato de se estar em contato constante com familiares e pacientes possibilitou a mudança
de visão do acadêmico de enfermagem, em relação ao cuidado desses pacientes e familiares, proporcionando-lhe um cuidado
integral e holístico.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 27.ed. São Paulo: Saraiva, 1991.

________. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em

Saúde - PRÓ-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília, DF: Ministério da Saúde; Ministério da

Educação, 2007.

________. Ministério da Educação; Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 1.802 de 26 de agosto de 2008b. Institui o

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, 14 jan. 2008; Seção 1, p. 37.

________. Ministério da Educação; Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde). Brasília, DF: Ministério da Saúde; Ministério da Educação,

DUARTE, S.J.H.; PEREIRA, J.G.; SANTOS, N.C.; PEREIRA, G.A.S.; PEREIRA, W.R. Contribuições do PET-Saúde da família na

formação de enfermeiros e médicos no município de Cuiabá, MT. Cienc Cuid Saude 2012 Out/Dez; 11(4):813-819.

MORAIS, F.R.R.; JALES, G.M.L.; SILVA, M.J.C.; FERNANDES, S.F. A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do

enfermeiro. Trabalho, Educação e Saúde, v.10, n.3, Rio de Janeiro: 2012.

SOBRAL. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Centro de Ciência da Saúde. Projeto PET-Saúde Redes 2013/2015. Edital nº

, de 8 de março de 2013. Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - Rede de Atenção à Saúde, PET/

Saúde Redes de Atenção à Saúde - 2013/2015. Sobral (CE): Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2013.

ZAGO, Bruna Angélica Assete. Percepções de Tutores Sobre o Projeto PET-Saúde. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade

Estadual de Londrina, Londrina-PR. 2012.REFERÊ

Downloads

Publicado

24.11.2015

Como Citar

Martins Vasconcelos, A. M. (2015). VIVENCIANDO O PET-SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 14. Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/882