“PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA”: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES
Resumo
Este estudo avalia as ações desenvolvidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e seu impacto na melhoriada qualidade de vida dos adolescentes em Sobral (CE). Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva segundo o paradigma
quantiqualitativo. A pesquisa foi realizada nos territórios atendidos pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) de Sobral. O estudo foi elaborado de janeiro a dezembro de 2012 com os adolescentes que participaram das ações dos componentes I e II. Para a coleta de dados foram utilizadas informações obtidas a partir do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). O estudo respeita os princípios bioéticos preconizados pela Resolução n. 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na avaliação dos componentes, o estudo identificou valores relevantes do componente I, no que se refere ao número de estudantes com alguma alteração − 8.247 alunos. Já o componente II apresentou números satisfatórios, que ultrapassam 100,00% nas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, o que comprovou o alcance dessas ações
desenvolvidas pelas equipes do município com o público adolescente. O PSE é pouco reconhecido entre os educadores. As ações de promoção, prevenção e educação em saúde realizadas pelo PSE podem mudar favoravelmente a realidade que a unidade escolar apresenta, tendo em vista a participação efetiva de todos os envolvidos no processo de construção da qualidade de vida desses adolescentes.
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