A RODA COMO ESPAÇO DE CO-GESTÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE

Autores

  • André Luis Façanha da Silva
  • Roberta Menezes Sousa

Resumo

A formação de profissionais de saúde para o Sistema Único de Saúde deve operar mediante seus princípios, em consonância com as necessidades de saúde, pautada na formação dialógica, participativa e democrática. O presente estudo é um relato de experiência com foco no método da Roda. As Rodas que são realizadas dentro da Proposta Pedagógica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – RMSF incluem: Roda da RMSF (onde participam discentes, docentes e coordenação); Roda das Categorias que compõe a RMSF; Roda do Corpo Docente; Roda da Equipe Multiprofissional; Roda do Colegiado Gestor da RMSF e Roda dos Centros de Saúde da Família. Os momentos da Roda destacam-se como espaço de ensino e aprendizado, produtoras de conhecimentos, intercâmbios de saberes, estimuladoras do desenvolvimento de competências e de tecnologias para a Estratégia Saúde da Família. A partir da análise dos resultados observou-se que o método da Roda é uma tecnologia no enfrentamento das situações-limites que se apresentam na formação em saúde e gestão do trabalho; permite visualizar os componentes de núcleo e campo de prática; possibilita estruturar uma cultura de trabalho em equipe e a produção de práticas e conhecimento de forma democrática. 

Referências

CECCIM RB, FEUERWRKER LCM. O quadrilátero da formação para área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Pysls, 2004, vol.14, nº 1, p. 41-65. ISSN0103-7331. Disponível em: .

SOUZA et al. A Política municipal de educação permanente em Sobral-CE. Revista Sanare, Sobral, v.7,n.2,p.14-22,jul./dez.2008.

DIAS ASM et al. Perfil de atuação profissional dos egressos da residência multiprofissional em saúde em saúde da família (RMSF) de sobral-Ce. Sanare, Sobral, v.7,n.2,p.38-46, jul./dez.2008.

MARTINS Jr. et al. A residência multiprofissional em saúde da família de Sobral-Ceará. Sanare, Sobral, v.7,n.2, p.23-30, jul./dez. 2008.

SOARES etal. A Participação social em Sobral-Ce: Experiências que versam sobre gestão compartilhada. Revista Sanare, Sobral, v.8,n.1, p.6-17, jan./jun. 2009.

CAMPOS, S.W.G. Um método para análise e co-gestão de coletivos: a construção do sejeito, a produção de um valor de uso e a democracia em instituições: O método da roda. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.

BRANDÃO IR. A Roda como espaço de re-criação da universidade. Sobral, Mimeo, 2006.

SALES IC. Os desafios da gestão democrática. (Em diálogos com Gramsci). Sobral, Ce: Editoções UVA; Recife, Pe: Editora da UFPE, 2005.

FREIRE P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GEERTZ C. A interpretação das culturas, Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989

LOTTA GS Saber e Poder: Agentes Comunitários de Saúde Aproximando Saberes Locais e Políticas Pública. 2006. 171 folhas Dissertação (mestrado) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. P. 48.

BASTO FDS. Ginástica comunitária: Uma tecnologia em atividade física para Estratégia Saúde da Família do município de Sobral. Monografia. Sobral-CE. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2007.

FURTADO PJ. Equipes de referência: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. Revista Interface Comunicação, Saúde e Educação v.11, n.22, p.239-55, mai/ago 2007.

CARVALHO AB, NEPOMUCENO LB. A residência multiprofissional em saúde da família potencializando a transformação através da formação: uma utopia necessária. Revista Sanare, Sobral, v.7,n.2, p.31-37, jul./dez. 2008.

BORDENAVE JED. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Downloads

Publicado

15.07.2010

Como Citar

Silva, A. L. F. da, & Sousa, R. M. (2010). A RODA COMO ESPAÇO DE CO-GESTÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 9(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/11