RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO/ VIGILÂNCIA À SAÚDE, EM SOBRAL, CEARÁ

Autores

  • Karina Oliveira de Mesquita
  • Gleiciane Kélen Lima
  • Maria Socorro Carneiro Linhares
  • Sandra Maria Carneiro Flôr
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

Resumo

O objetivo desse trabalho é descrever a experiência dos estudantes inseridos na prática da Vigilância à Saúde do município de Sobral, através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância à Saúde (Pet-Saúde/ Vigilância). Durante o semestre 2010-2 realizou-se a apresentação de todos os setores da Vigilância à Saúde do município, bem como, das metas do Pacto pela Vida para o biênio 2010-2011 e dos principais indicadores de importância para a gestão municipal. Ainda, os tutores realizaram preleções sobre os Sistemas de Informação em Saúde, TABWIN e Metodologia do Trabalho Científico. No encontro de vivências os bolsistas apresentaram o perfil epidemiológico da Hanseníase, AIDS e Tuberculose nos territórios do Junco, Terrenos Novos, Expectativa, Dom Expedito, Padre Palhano e Sinhá Sabóia, assim como o perfil epidemiológico da Sífilis no município. Esses momentos permitiram aos estudantes uma visão mais ampla sobre as condições de saúde da população e a importância do conhecimento dos diversos problemas locais, o que permitirá a oferta de uma assistência qualificada e voltada para a realidade de cada território. 

Referências

Rouquayrol MZ. Epidemiologia e Saúde. 6. ed. Rio de Janeiro. MEDSI, 2003.

Soares CHA, Linhares MSC. Vigilância à Saúde no município de Sobral – CE: Aspectos históricos, conceituais e atuação na saúde pública. Sanare 2008; 7(1): 6-11.

Brasil, Ministério da Saúde e da Educação, Portaria Interministerial nº 421/MS/MEC, de 3 de março de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 2010, n. 43.

Brasil, Ministério da Saúde e da Educação, Portaria Conjunta nº 3 de 3 de março de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 2010, n. 43.

Ceccim RB, Armani TB, Rocha CF. O que dizem a legislação e o controle social em saúde sobre a formação de recursos humanos e o papel dos gestores públicos, no Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2002; 7(2):373-83.

Feuerwerker LCM. A construção de sujeitos no processo de mudança da formação dos profissionais da saúde. Divulg Saúde Deb. 2000; (22):18-24.

Pereira JG, Fracolli LA. A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes. Rev Latino-am Enfermagem 2009 março-abril; 17(2)

Dyniewicz AM. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2. ed. São Caetano do Sul (SP): Difusão; 2009.

Rouquayrol MZ, Goldbaum M. Epidemiologia, Historia Natural e Prevenção de doenças. In: Rouquayrol, M.Z. Epidemiologia e Saúde. 6.ed. Rio de Janeiro. MEDSI, 2003.

Mota E, Carvalho DMT. Sistemas de Informação em Saúde. In: Rouquayrol, M.Z. Epidemiologia e Saúde. 6.ed. Rio de Janeiro. MEDISI, 2003.

Bertolozzi RM, Fracolli LA. Vigilância à Saúde: alerta continuado em saúde coletiva. Mundo Saúde. 2004; 28(1):14-20.

Teixeira CF, Paim JS, Vilasboas AL. Ministério da Saúde, Modelos Assistenciais e Vigilância da Saúde, Informe Epidemiológico do SUS 1998. Ano VII, n.2.

Downloads

Publicado

15.07.2010

Como Citar

Mesquita, K. O. de, Lima, G. K., Linhares, M. S. C., Flôr, S. M. C., & Freitas, C. A. S. L. (2010). RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO/ VIGILÂNCIA À SAÚDE, EM SOBRAL, CEARÁ. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 9(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/6