PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Autores

  • Ana Cecília Sucupira
  • Rosilda Mendes

Resumo

promoção da saúde é mais ampla que a prevenção da saúde. É preciso ampliar a discussão da prevenção para a ótica da promoção da saúde. Ou seja, mudar a lógica simplista da visão economicista de que é melhor prevenir do que curar para a concepção do direito de não ter um agravo para o qual já existem conhecimentos e práticas disponíveis, que podem proteger o indivíduo de ter tal agravo. A concepção anterior reduz o objetivo das ações simplesmente, para ausência da doença. Na verdade, a promoção da saúde está vinculada à noção de direitos, ou seja, o direito a ter uma vida saudável.

Referências

Buss PM. organizador. Promoção da saúde e a saúde pública : contribuição para o debate entre as escolas de saúde pública da América Latina. ENSP. Rio de Janeiro; 1998.

Cerqueira MT. Promoción de la salud y educacón para la salud: retos y perspectivas. In: Arroyo HV, Cerqueira MT. La promoción de la salud y educación para la salud en América Latina: un análisis sectorial. Puerto Rico: Editorial de la Universidade de Puerto Rico/OPS; 1997. p. 7-47.

Mendes Gonçalves, RB.- Tecnologia e Organização Social das Práticas de Saúde - Hucitec/Abrasco, São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Como Citar

Sucupira, A. C., & Mendes, R. (2013). PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E DEFINIÇÕES. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 4(1). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/107

Edição

Seção

Artigos Temáticos