EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NA SAÚDE: CONCEITOS, PRESSUPOSTOS E ABORDAGENS TEÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669Resumo
Buscando analisar as terminologias “Educação em Saúde” e “Educação na Saúde”, compreendendo o contexto histórico em que emergiram e seus fundamentos teórico-metodológicos, foi realizado um ensaio teórico a partir do movimento interativo da hermenêutica e dialética. Para tanto, utilizou-se de artigos científicos nacionais e internacionais, documentos legais e manuais do Ministério da Saúde do Brasil, assim como livros sobre a temática disponíveis nos últimos 20 anos. A análise favoreceu depreender que essas terminologias apresentam unidades de sentido próprias, com tessituras convergentes, agrupadas, neste ensaio, em duas categorias: Educação em Saúde e Educação em Saúde. Em seus aspectos, cada modalidade da Educação na Saúde apresenta contribuições aos sistemas de saúde. Todavia, levando em conta que a Educação Permanente tem a capacidade de transformar a realidade e o cotidiano do trabalho em saúde, ela emerge como prática pedagógica inovadora ao setor, estando em consonância com a abordagem educacional sociocultural de Paulo Freire.