EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NA SAÚDE: CONCEITOS, PRESSUPOSTOS E ABORDAGENS TEÓRICAS

Autores

  • Denise Lima Nogueira
  • Maria do Socorro de Sousa
  • Maria Socorro de Araújo Dias
  • Vicente de Paulo Teixeira Pinto
  • Ana Cristina Lindsay
  • Márcia Maria Tavares Machado

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669

Resumo

Buscando analisar as terminologias “Educação em Saúde” e “Educação na Saúde”, compreendendo o contexto histórico em que emergiram e seus fundamentos teórico-metodológicos, foi realizado um ensaio teórico a partir do movimento interativo da hermenêutica e dialética. Para tanto, utilizou-se de artigos científicos nacionais e internacionais, documentos legais e manuais do Ministério da Saúde do Brasil, assim como livros sobre a temática disponíveis nos últimos 20 anos. A análise favoreceu depreender que essas terminologias apresentam unidades de sentido próprias, com tessituras convergentes, agrupadas, neste ensaio, em duas categorias: Educação em Saúde e Educação em Saúde. Em seus aspectos, cada modalidade da Educação na Saúde apresenta contribuições aos sistemas de saúde. Todavia, levando em conta que a Educação Permanente tem a capacidade de transformar a realidade e o cotidiano do trabalho em saúde, ela emerge como prática pedagógica inovadora ao setor, estando em consonância com a abordagem educacional sociocultural de Paulo Freire.

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Publicado

29.12.2022

Como Citar

Lima Nogueira, D. ., do Socorro de Sousa, M. ., Socorro de Araújo Dias, M., de Paulo Teixeira Pinto, V. ., Cristina Lindsay, A. ., & Maria Tavares Machado, M. . (2022). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NA SAÚDE: CONCEITOS, PRESSUPOSTOS E ABORDAGENS TEÓRICAS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 21(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669