AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: UM NOVO PROFISSIONAL PARA NOVAS NECESSIDADES DA SAÚDE

Auteurs-es

  • Antonio Carlile Holanda Lavor
  • Miria Campos Lavor
  • Ivan Campos Lavor

Résumé

O texto trata do histórico da profissão agente comunitário de saúde, sua fidelidade à comunidade e aos serviços de saúde, o trabalho e as perspectivas profissionais. Em fevereiro de 2002 foi assinado o anteprojeto de lei de reconhecimen‐ to da mais recente categoria profissional na saúde. A profissão Agente Comunitário de Saúde, com mais de 150.000 profissionais espalhados por todo o país, transformou‐se em lei em julho do mesmo ano, exigindo, agora, uma qualificação básica. O embrião dos futuros agentes de saúde surge em 1974/1978, em Planaltina‐DF, na experiência com auxiliares de saúde. Para o Projeto Piloto foram reunidos Universidade de Brasília, governo do Distrito Federal, Fundação Kellog e Fundação Interamericana. A idéia era aproveitar a experiência de controlar a esquistossomose em comunidades de Pernambuco (no final da década de 40), através do trabalho educativo. Com a prática, e com a atuação dos agentes de saúde, os profissionais de saúde identificaram que a solução de muitos problemas daquela população não estaria no hospital, mas no ambiente familiar e comunitário.

Références

SANTANA, J.F.N. Paranaguá. Estudo sobre atenção à saúde infantil no Projeto Planaltina. (Dissertação de Mestrado) Curso de Pós‐Graduação em Medicina Tropical da Universidade de Brasília, Brasília,1980.

PROGRAMA INTEGRADO DE SAÚDE COMUNITÁRIA DE PLANALTINA‐DF “Manual do Auxiliar de Saúde. 1‐ Aspectos sociais”. Brasília,1976.

PROGRAMA INTEGRADO DE SAÚDE COMUNITÁRIA DE PLANALTINA‐ DF “Treinamento do Auxiliar de Saúde. 1 ‐ Aspectos Sociais”. Brasília,1976.

CAVALCANTE e SILVA, Anamaria. Viva Criança: Os Caminhos da Sobrevivência Infantil no Ceará. Ed. Fundação Demócrito Rocha, Fortaleza, 1999.

MYNAIO, M.C.S., DELIA, J.C., & SVITONE, E. Programa Agentes de Saúde do Cear”. UNICEF, Fortaleza,1990.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. “Manual do Agente Comunitário de Saúde no 1”. Brasília, 1991.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. “O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde”. Brasília, 2000.

NOGUEIRA, Roberto P. A vinculação institucional de um trabalhador sui generis: agente comunitário de saúde.(Texto para discussão 735). 2000. Disponível em

SILVA, J.A, & DALMASO, A.S.W. Agente Comunitário de Saúde: o ser, o saber, faze”. Ed. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2002.

SOUZA, Maria de Fátima. Agentes Comunitários de Saúde: choque de povo. Ed. Hucitec, São Paulo, 2001.

FREEDHEIM, Sara B. Por que menos sinos dobram no Ceará: o sucesso de um programa com trabalhadores comunitários de saúde no Ceará, Brasil.1993. Tradução preparada pelo IPLANCE, da Tese de Mestrado apresentada ao Department of Urban Studies and Planning, Massachusetts Institute of Technology, 1993.

______Replicating a Successful Health Program Throughout Brazil. Documento preparado para o LAIHR do Banco Mundial, 1994.

______Toward Descentralized Health Care in Ceará, Brazil in Descentralization to Local Government in LAC ( Latin America and the Caribbean): Sourcebook on Policies and Practices That Work. Washington, D.C.: Latin America Technical Department, Banco Mundial, 1994.

TENDLER, Judith. “Bom Governo nos Trópicos: Uma visão Crítica”. Ed. Revan, Brasília, 1998.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Informe sobre la salud en el mundo. Genebra, 2000.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health Systems Performance Assessmen”. Genebra, 2003.

ORGANIZAÇÃO PAN‐AMERICANA DE SAÚDE. SANTANA, JOSÉ PARANAGUÁ DE (org.). Organização do cuidado a partir de problemas: uma alternativa metodológica para atuação da equipe de saúde da família. Brasília, 2000. 74p. p.51‐57.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Exercise interventions: defusing the world’s osteroporosis time bomb. Disponível em:

NOGUEIRA, R.P. A saúde pelo avesso. Seminare Editora, Natal‐RN, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2013-01-25

Comment citer

Lavor, A. C. H., Lavor, M. C., & Lavor, I. C. (2013). AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: UM NOVO PROFISSIONAL PARA NOVAS NECESSIDADES DA SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 5(1). Consulté à l’adresse https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/130