USO DE TECNOLOGIAS LEVES NA PREVENÇÃO DA COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v21i1.1519

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar e reconhecer as evidências científicas disponíveis na literatura relacionadas ao uso das tecnologias leves na prevenção da pandemia de covid-19 pela Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um estudo de revisão integrativa com coletas de dados realizadas durante os meses de agosto a novembro de 2020, utilizando-se de seis etapas para a sua construção: elaboração da pergunta norteadora, busca de amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação do estudo bibliográfico. Dos 15 artigos selecionados, relata-se que, em meio à pandemia, as tecnologias leves contribuíram na produção do cuidado, devendo constituir-se como uma ferramenta estratégica a ser priorizada na APS, pois ela é produzida na prática viva em ato, condensando em si as relações de interação e subjetividade, possibilitando acolhimento, efetivação da Educação em Saúde, vínculo, responsabilização e autonomização da sua comunidade, potencializando as intervenções que, porventura, forem adotadas pela equipe de saúde. Por fim, os achados bibliográficos em questão supriram as finalidades do levantamento de reflexões e propostas para o enfrentamento da pandemia num contexto de prevenção e promoção da saúde.

Biografia do Autor

Thaís Fernanda Ribeiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Piauí (2018). Pós-graduada em Saúde Pública e Ensino em Docência Superior (2019) pela Faculdade Evangélica do Piauí e em Atenção Básica/Saúde da Família em carater de residência multiprofissional pela Universidade Federal do Piauí (2021).

Natasha Teixeira Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui Graduação em Fisioterapia (2006), Especialização em Fisioterapia Cardiovascular e Pneumofuncional (2008) pela Universidade de Fortaleza, Especialização em Informática em Saúde à Distância (2010) pela Universidade Federal de São Paulo e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Professora Assistente A, nível 1, da Universidade Federal do Piauí, campus de Parnaíba. Coordenadora de Estágio do Curso de Fisioterapia (2014 - 2016). Coordenadora do Núcleo de Fisioterapia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2016). Discente do Programa de Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, 2017 - 2020, linha de pesquisa: Saúde nos Espaços Educacionais, projeto de tese qualificado em 23 de novembro de 2018: " CONHECIMENTO, USO E FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS".

Francisca Maria Leite Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduada em Fisioterapia (UFPI). Especialista em Saúde Pública e Saúde Coletiva pelo Instituto DEXTER. Residência (em andamento) em Atenção Básica e Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí- Campus Ministro Reis Velloso - Parnaíba, Pós Graduação (em andamento) em Traumato Ortopedia e Desportiva com ênfase em Terapia Manual. Participou do Estágio Extracurricular do Hospital Dirceu Arcoverde nas Clínicas Médica e Cirúrgica, Pediatria e Pronto-Socorro. Participou do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) com ênfase na Eletroencefalografia associado ao estudo do intervalo de tempo no comportamento do córtex cerebral e no sistema motor no Laboratório de neuroinovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral (NITlab) na UFPI-CMRV. Participou do Projeto de Extensão intitulado como Liga Acadêmica de Anatomia e Cirurgia, bem como, do Projeto de extensão Saúde do Escolar: uma abordagem educativa sobre a Hanseníase nas Escolas do Município de Parnaíba".

Maria do Livramento Pereira dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduada em Psicologia na Universidade Federal do Piauí - Campus de Parnaíba. Técnica em Edificações pelo Instituto Federal do Piaui. Participou do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão, PET-Saúde Redes de Atenção (RAPS), Vivente no VERSUS Litoral Piauiense 2016.1 e Facilitadora no VERSUS Sobral 2016.2. Atuou junto ao Cursinho Pré-Enem Popular Evandro Lins e Silva, extensão da Universidade Federal do Piaui, realizando atividades de coordenação e organização no ano letivo de 2016. Realizou Estagio extracurricular em Psicologia Hospitalar no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Cursa especialização em Saúde Coletiva e Comunitária na Faculdade Jardins e Especialização em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Tem interesse nas temáticas de Psicologia da Saúde, Saúde Pública, Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Hospitalar. Atualmente é Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família/ Atenção Básica em Parnaíba-PI

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

Ribeiro de Moura, T. F., Medeiros, N. T., Silva, F. M. L., & dos Santos, M. do L. P. (2022). USO DE TECNOLOGIAS LEVES NA PREVENÇÃO DA COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 21(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v21i1.1519